A pedidos, Lampião está de volta...
Nesta quinta-feira, o Arena do Forró recebe dois grupos que têm chamado a atenção do público de vários cantos do país. O duelo de forrozeiros desta vez será travado entre o Trio Lampião, grupo de Belo Horizonte que volta à capital a pedidos dos fãs, e o Raízes do Sertão, que tem levado o nome de Brasília a festivais Brasil afora.
Conheça os grupos:
Raízes do Sertão (DF): experiência em lidar com situações inusitadas
Quando começou, em 2006, o Raízes do Sertão era um quinteto, formado por violão, zabumba, viola, triângulo e percussão. A pedido de fãs e amigos e também com o interesse pelas origens do forró pé-de-serra, o grupo passou por transformações até chegar ao formato de hoje: triângulo (Rogerinho, também vocalista), sanfona (Vavá), zabumba (Lacraia) e bandolim (Carlinhos).
As mudanças acompanharam a maturidade dos músicos, que passaram a ser cada vez mais respeitados pelo público da própria cidade. Principalmente depois de um episódio, há cerca de dois anos, no maior estilo “males que vêm para o bem”: a queda de energia durante uma apresentação. Naquela situação, outras bandas poderiam guardar os instrumentos e ir embora, mas o profissionalismo do Raízes falou mais alto. Os meninos desceram do palco e animaram a festa no escuro mesmo, e sem microfones. Foi um sucesso.
Em abril de 2009, a cena se repetiu, dessa vez durante o festival Rio Roots, no Rio de Janeiro. A luz acabou quando o Raízes estava no palco, pronto para tocar. Mas eles já eram craques em tocar num legítimo "forró do apagão" e começaram a esquentar os instrumentos ali mesmo, baixinho. Com o pique que só os brasilienses têm a favor deles, não foi difícil fazer um forró animado na capela e contagiar os cariocas, paulistas, mineiros, baianos e capixabas que estavam no local.
Quando a energia voltou, o Raízes já estava com pique total e fez um show inesquecível e muito elogiado, que lhes rendeu o convite para tocar em outro evento dias depois, o Forró de Magnata, em São Paulo. Em Brasília, eles têm público cativo que os acompanha em apresentações nos melhores forrós da cidade e em grandes eventos, como o Encontro do Nordeste, do qual o grupo brasiliense participou todos os dias e onde também estavam Geraldo Azevedo e Zé Ramalho. Com a bagagem cheia e a qualidade musical, o Raízes do Sertão já é revelação que promete fazer história no meio forrozeiro.
Trio Lampião (BH): mineiros apaixonados pela cultura nordestina
O Trio Lampião foi criado em 2004 pelos mineiros Frederico Letro (zabumbeiro e vocalista), Julio Cesar (sanfoneiro) e Glauco Bruzzi (triangulista). Antes disso, os três já eram amantes do estilo nordestino e tocavam em grupos diferentes. Naquele ano, eles se uniram informalmente e acabaram descobrindo uma afinidade capaz de tornar o grupo querido por forrozeiros de todo o país. A escolha do nome foi estratégica. "O Lampião é uma luz que nunca se apaga", lembram os músicos.
Em 2008, o trio participou do Rootstock, festival de forró de São Paulo, e do Rio Roots, festival de forró do Rio de Janeiro, onde também se apresentou na edição de 2009. No roteiro de apresentações, ainda estão Vitória e Itaúnas (ES), Belo Horizonte (MG) e, é claro, Brasília. No repertório, estão presentes clássicos de Luiz Gonzaga, Os 3 do Nordeste, Jackson do Pandeiro, Marinês, Trio Nordestino, Mestre Zinho, Dominguinhos e outros grandes nomes do gênero.
Serviço:
Quinta-feira (21/05)
Raízes do Sertão (DF) e Trio Lampião (MG) – forró pé-de-serra
A partir de 21h
Local: Arena do Forró - Arena Futebol Clube (Setor de Clubes Sul, trecho 3)
Ingressos: R$ 15 (descontos pelo site www.arenadoforro.com.br)
Informações: 9982-0123 ou www.arenadoforro.com.br
CI: 18 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário