sexta-feira, 15 de maio de 2009

Notícias de última hora! Raízes, Eu Tu Ela, Lampião...

Pessoal, acabo de saber que o Raízes do Sertão foi convidado para tocar todos os dias do Encontro do Nordeste, que está rolando no estacionamento no Mané Garrincha desde ontem até domingo.

Eles tocam no Palco Cultural, que, dizendo o Rogerinho, é até melhor posicionado que o principal. Ele também contou que o evento está bem organizado. No sábado, tem aula de frevo, forró, xaxado e outros ritmos com o professor Jorge Marino e convidados de todas as idades. Quem não sabe do que se trata, confira abaixo (o que eu já tinha colocado no blog semana passada).

O Raízes também toca quarta que vem no Forró Iscundidin (Clube do Rocha).

Lembrando que o Trio Eu Tu Ela toca hoje no Ispilicute (Cota Mil) e domingo no Forró Sol e Lua (Caribeño)!

Só mais uma coisinha. Soube hoje também que na próxima quinta terá, além do Raízes, o Trio Lampião no Arena (atendendo a pedidos).

Ah, tem mais! A saída da excursão Rootstur para Itaúnas, em julho será adiada em algumas horas. Os ônibus iam sair na sexta, dia 17, e agora vai sair no sábado, dia 18, às 9h. Antes que alguém reclame, saiba que o motivo é nobre. É que dia 17 terá o Arraial do Arena com ninguém menos que Santana, o Cantador. Ele é uma das atrações mais esperadas pela maioria dos forrozeiros de Brasília e do Sudeste. Nem em Itaúnas ele vai há um bom tempo...

Enfim, depois explico tudo isso melhor em posts separados. É que agora tô com pressa.

ENCONTRO DO NORDESTE (da assessoria do evento):
"O sertanejo é, antes de tudo, um forte."(Euclides da Cunha – Os Sertões)

Vindos das mais distantes regiões do Brasil, a população imigrante de Brasília e Entorno possui hoje um número indefinido de nordestinos. Que trazem em seus “alforjes”, “côfos” e “frasqueiras”, vários sonhos de conquistar a capital. Ser presidente da República. Passar num concurso. Um emprego. Ter o “de comer” no dia seguinte.

Após meses ou anos longe de suas terras natais, surge o “banzo”, que afligia os africanos nos navios negreiros, e assola os nordestinos com saudade do tempero de “mainha”, das “colegagens” da rua e do “forró fiado” tocado nos “foles de oito baixos” e que animavam o “forrobodó” até a poeira subir e o galo cantar, enquanto as “cuiãs” prendem os cabelos nas “tracas”.

Para amenizar esse “banzo” acontece em Brasília dos dias 14 a 17 de maio no Estádio Mané Garrincha o Encontro do Nordeste que unirá culturas e tradições de todos os estados nordestinos (Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão).

No espaço estarão instalados postos de informações turísticas de cada estado representado pelas principais prefeituras, a Expo Nordeste que apresentará produtos artesanais de cada região, como: produtos em cerâmica do mestre Vitalino Neto; areia colorida, redes artesanais da Paraíba, renda de bilros do Ceará, grupos de mamulengos, desafio de repentistas de vários Estado do Nordeste. Alem dos principais produtos, acontecerão oficinas de cerâmica, renda, xilografia e cordel. Para dar o gostinho de casa, restaurantes típicos estarão instalados no espaço do Encontro.

No palco a cada noite uma atração de peso (como: Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Aviões do Forró e muitos outros) para trazer mais do Nordeste para Brasília e muito de Brasília para todo o resto do Brasil. Num evento que espera receber com uma estrutura melhor a cada ano, cerca de 50 mil pessoas.

Também serão realizados lançamentos e prévias de grandes eventos, dentre as já existentes no interior, que atraem grande afluência de público, como as Festas de São João do Nordeste. Importantes grupos folclóricos, trios pé de serra e grandes artistas nordestinos, contagiarão o público apreciador do evento durante todos os dias do festival.

O Encontro será mais que uma mostra da cultura nordestina, será um fomento à valorização de Brasília como Capital Cultural, que respeita e valoriza todas as origens culturais, recebendo com orgulho todos que a visitam.

Em 2008, aconteceu também no Estacionamento do Estádio Mané Garrincha, o projeto piloto, Festival do Nordeste, lançamento e prévia das ‘Maiores Festas de São João do Nordeste’, com a presença das prefeituras de Aracaju/SE – Festa de Sergipe, São Luis/MA – Festa do Maranhão, Caruaru/PE – Festa de Pernambuco e Itapipoca/ CE – Festa do Ceará, patrocinado pelo Ministério do Turismo, que obteve grande sucesso com a presença de mais de 100 mil pessoas, arrecadando 55 toneladas de alimentos não-perecíveis que foram doados as instituições beneficentes da capital. (Este ano serão arrecadados agasalhos que serão entregues ao desabrigados do Nordeste)

Veja site www.brasiliacapitalcultural.com.br, abra em vídeos, ícone: Retrospectiva Festival do Nordeste 2008. E este ano promete novamente ser um grande sucesso.

PROGRAMAÇÃO

Dia 14 de Maio de 2009 (quinta-feira)
Festa de Alagoas, Bahia e Sergipe
Atrações: Capitão Axé, Flor de Limão, Calcinha Preta e Grupo Pé de Serra

Dia 15 de Maio de 2009 (sexta-feira)
Festa do Ceará e da Paraíba
Atrações: Zé Ramalho, Dona Zefinha, Jorge Marino e Aviões do Forró.

Dia 16 de Maio de 2009 (sábado)
Festa de Pernambuco e Rio Grande do Norte
Atrações: Geraldo Azevedo, Maria Fulô; Gatinha Manhosa; Sandra Belê e Brucelose

Dia 17 de Maio de 2009 (domingo)
Festa do Piauí e Maranhão
Atrações: Francis Lopes; Gabriel Lener; Espetáculo Gonzaga e Tribo de Jah

Local: Estacionamento Estádio Mané Garrincha
Data: 14 a 17 de Maio de 2009.
Horário: 18h às 4h
Ingressos: 20,00 (inteira) 10,00 (meia) 12,00 (para doadores de 01 agasalho, que serão entregues ao desabrigados do Nordeste)
Ponto de Vendas: Óticas Brasiliense
Site: www.brasiliacapitalcultural.com.br/encontrodonordeste
Informações: 3322-0139
Classificação Indicativa: 16 anos

Um comentário:

Mônica disse...

Raízes tá com tudo e mais um pouco né! o blog também......bjos Adriana