domingo, 24 de maio de 2009

O Rappa regrava Luiz Gonzaga!

Hoje vou falar aqui sobre o novo trabalho da banda O Rappa. Calma, antes de pensar que estou mudando o ritmo a que se refere este blog, devo dizer que o lançamento deles tem a ver, sim, com o forró pé-de-serra e eu explico.

O grupo liderado por Falcão e que trafega entre pop, rock, dub e reggae (nem eles sabem em qual se enquadram) agora resolveu usar o forró como influência. No novo CD "Sete Vezes", a primeira música de trabalho é "Súplica Cearense", composição de Gordurinha e Nelinho, gravada por Luiz Gonzaga. É claro que a versão d'O Rappa não tem nada de forró. Mas a gravação dessa música veio bem a calhar na época em que estamos vivendo.

O grupo O Rappa estava há cinco anos sem gravar um disco. Durante esse tempo, eles ficaram avaliando centenas de composições que entrariam no novo álbum e "Súplica Cearense" foi unânime entre os membros. Em entrevista concedida ao site G1, Falcão assume ser grande fã de Luiz Gonzaga. “Eu ouvi quase toda a discografia dele do ano passado para cá. A letra desta canção me tocou muito. Fala sobre um cara que achava que as coisas não davam certo porque ele não sabia rezar direito”, explica. “Quis mostrar da maneira d’O Rappa uma música que talvez só depois a galera vai saber que é do Gonzagão”.

Do Gonzagão mais ou menos, né? De acordo com o site Forró em Vinil , dos DJs Tick e Ivan, a música “Súplica Cearense” foi gravada pela primeira vez pelo próprio Gordurinha, por volta de 1960. Na época, ele a catalogou como de autoria dele com Nelinho, mas, no disco de Nerino Silva, gravado em 1967, a parceria aparece como sendo entre Gordurinha e Manoel Ávila Peixoto. O Fagner também já gravou essa canção. No entanto, a gravação mais conhecida da música foi a de Luiz Gonzaga, em 1984, e ele aponta como autores Gordurinha e Nelinho. E é assim que até hoje é dito.

Como quase tudo que Luiz Gonzaga gravou é atribuído a ele mesmo, consideremos que o sucesso de "Súplica Cearense" é graças a ele e, portanto, a gravação da música pelo Rappa não deixa de ser uma belíssima homenagem ao mestre. Totalmente propícia quando se aproxima a data em que a morte do Rei do Baião completa 20 anos (2 de agosto). O conteúdo da música é mais propício ainda, pois trata de um assunto mais que atual.

Quem repara na letra percebe a referência ao que está acontecendo no Nordeste nos últimos meses. A terra tão acostumada à seca, com um povo que sempre sofreu pela falta d'água e rezou para ela cair, hoje vive praticamente submerso a rios criados pelo excesso de chuvas que caiu este ano. O clipe da versão moderna da música ainda retrata uma história que nunca deve ser esquecida: a da saga de Antônio Conselheiro durante a Guerra de Canudos. O vídeo está disponível no site da MTV (clique aqui).

Enfim, seja de pop, rock, reggae ou qualquer outra coisa, a banda O Rappa mandou muito bem ao valorizar uma canção que diz muito sobre a realidade de vários brasileiros. Melhor ainda é ouvir o Falcão sempre gritando "Salve Luiz Gonzaga!" toda vez que canta "Súplica Cearense" em programas de televisão. Bom pra música brasileira, bom pro forró, bom pro povo nordestino.

Veja a letra da música:

Súplica Cearense
Gordurinha & Nelinho

"Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar

Oh! Deus, será que o Senhor se zangou
E só por isso o sol se arretirou
Fazendo cair toda chuva que há

Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedi pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão

Meu Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe,
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração

Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar

Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará"

2 comentários:

Elias Morais disse...

Ola,

encontrei seu perfil quando estava fazendo pesquisa sobre o Trio Maracaia, eles vem aki em Uberlandia domingo. Como gostei de algumas postagens suas resolvi escrever. Nem sei como se usa o blog mas espero estar bom nisso jaja. E vc gosta muito de forro-pe-de-serra? eu gosto e acompanho esta fazendo 10 anos.

GORDURINHA NETO disse...

oi sou neto de gordurinha e vou lhe dizer uam coisa, esta musica em 1960 vendeu mais de 400 mil copias de lps na voz de gordurinha, entao o sucesso começou com ele mesmo.