domingo, 31 de maio de 2009

"Chame isso de outra coisa, mas não chame de forró"

Já coloquei aqui um texto falando do descaso que o povo nordestino (no geral) tem dado ao forró pé-de-serra. Esses dias ouvi mais gente reclamando disso. Uma amiga me contou que sempre vai ao São João de Caruaru e, no ano passado, ficou triste ao ver que o show do Dominguinhos foi vazio enquanto o do Aviões do Forró era disputadíssimo. Até Daniel e Cláudia Leite têm mais espaço lá, se brincar.

Não só nós, forrozeiros de cá do Brasil, percebemos isso. Os nordestinos mais antigos, que são os que mais se lembram do forró tradicional por lá, também ficam revoltados.

Recebi do amigo Reginho - jovem baiano, forrozeiro, ex-triangulista e zabumbeiro do trio Os 3 Matutos - um cordel escrito pelo também baiano Marcelinho Catingueiro. Palavras de tristeza que exprimem o que tem acontecido com o forró...

O Reginho me contou que o grupo Flor Serena (BA), que concorreu ao Festival de Itaúnas em 2008, sempre recita esse texto nas apresentações. Quem não se lembra, seguem os versos, para reflexão:

"O que está acontecendo com a raiz do nordestino
fui feliz desde menino apesar do sol fervendo
tu tá vendo o que eu to vendo, esse mundo tá mudado,
pois um tal dos seus teclados chegou forte besta e só

Chame isso de outra coisa, mas não chame de forró.

Lá do céu meu Gonzagão ta tocando seu lamento
e eu aqui feito um jumento escutando outra canção
Dá uma dor no coração grita Jackson do Pandeiro
Como pode um brasileiro chupar cana pelo nó

Chame isso de outra coisa, mas não chame de forró.

Dominguinhos puxa o fole grita o povo do sertão
Um xaxado e um baião nunca que nos amole
tem rádio que é muito mole só toca Calcinha Preta,
mel com terra e o capeta que dos ouvidos tenho dó

Chame isso de outra coisa, mas não chame de forró.

Mas será o benedito que a zabumba foi à lona
o trinâgulo e a sanfona já estão virando mito
ai meu Deus! vou dar um grito e compor outra canção
fazer briga e confusão com a ajuda de Popó

Chame isso de outra coisa, mas não chame de forró."

4 comentários:

Mônica disse...

Um lamento mesmo....bonito.

Joana disse...

Driiii!!
divula no blog:

ATENÇÃO AMIGOS FORROZEIROS!!!

DIA 09 DE JUNHO
APRESENTAÇÃO DO TRIO DONA ZEFA NO PROGRAMA
SR. BRASIL NA TV CULTURA às 22:10h

NÃO PERCAM!!!

Confiram "O Vendedor de Biscoito" numa performance única!!!!!

Marcos Affonso disse...

Poderiam mesmo chamar de outra coisa, mas creio que por uma questão de estratégia de marketing chamam de forró. Vejo até como uma ofensa! Parabéns pelo blog! Abraços direto da Bahia!!

Rocio disse...

Eu certamente acho que essas coisas são bastante interessantes, eu gostaria de algum tempo para ler as coisas como você está, talvez, quando termine o trabalho na otica brasil