terça-feira, 7 de abril de 2009

Façuá, Meketréfe e Alvorada tentando espaço na mídia...

Há pouco tempo falei de uma música muito interessante do Trio Façuá – Forró dos Sonhos – que fala do possível encontro em um forró no céu entre Luiz Gonzaga, Marinês, Jackson do Pandeiro e outros mitos do pé-de-serra que já se foram. Coloquei aqui a letra e o link do vídeo.

Bom, tenho três coisas boas para falar deles. A primeira é que a Ivy, que da última vez que esteve aqui estava grávida, acabou de ter neném. A segunda é que eles estarão aqui em Brasília no próximo dia 17, no Ispilicute, ao lado do Trio Lampião. A maior novidade é que o trio mandou esse vídeo para o quadro Garagem, do Domingão do Faustão e agora concorre com mais um monte de bandas e cantores por um espaço ao vivo no programa. Sei que os amantes da música independente são totalmente contra esse programa que é o símbolo da arte comercial e industrializada. Muitos sabem que para aparecer no Faustão uma banda em início de carreira tem que desembolsar pelo menos uns R$ 70 mil (é o que dizem no meio artístico). Mas esse quadro novo é exatamente para ir contra isso.

Funciona assim: os grupos interessados postam um vídeo no blog do programa e os melhores da semana são escolhidos para ter direito a 30 segundos no domingo. Então, ao longo do Domingão do Faustão, eles passam uns 15 vídeos de bandas. Depois, o público pode votar pelo mesmo blog. Os mais votados serão chamados para tocar ao vivo.
Quando soube, comentei isso com algumas bandas de amigos, mas nem todos quiseram tentar. Do forró pé-de-serra, temos aí o Façuá nos representando. Então, mesmo que você não goste do Faustão, vote no grupo para que eles pelo menos tenham a chance de mostrar o trabalho deles para mais gente.

Para quem não sabe, o Trio Façuá é de Uberlândia-MG (apesar de terem dito no Faustão que eles são de Fortaleza), foi finalista do Festival de Forró de Itaúnas de 2008 e é formado, na verdade, por quatro pessoas. O Naldo, sanfoneiro animadíssimo que ficou conhecido por sempre gritar “valleeeuuu” no fim das músicas; Philipim, trianglista querido que é um dos maiores apaixonados pelo forró que eu conheço; Amandinha na zabumba (no vídeo ainda era o Tiguila) e Nega Ivy, que toca flauta lindamente, é esposa do Naldo e acabou de dar à luz Évora, a mais nova forrozeirinha do pedaço. Para votar no vídeo deles, basta acessar o blog. Assista ao vídeo e preencha as estrelinhas que têm abaixo dele.

Lembrando que a votação dos vídeos do Trio Alvorada e do Meketréfe no quadro Olha Minha Banda do Caldeirão do Huck (explicação que eu já tinha dado - veja: Meketréfe e Alvorada) ainda estão abertas também. Clique nos links acima. Vote!

Vamos dar uma força para que o forró pé-de-serra chegue à mídia. Se a criticamos, temos que ajudar a melhorá-la. Afinal, “Devemos ser a mudança que queremos ver...”.

Nenhum comentário: