quarta-feira, 15 de abril de 2009

Minas Gerais invade o Ispilicute nesta semana

O Forró Ispilicute promove esta semana um encontro com cheiro de pão-de-queijo. Dois trios de Minas Gerais vêm à capital para apresentação única, no clube Cota Mil. Trio Lampião, vindo de BH, e Trio Façuá, de Uberlândia.

O Trio Façuá foi finalista do Festival de Forró de Itaúnas de 2008 e é formado, na verdade, por quatro pessoas. O Naldo, sanfoneiro animadíssimo que ficou conhecido por sempre gritar “valleeeuuu” no fim das músicas; Philipim, trianglista que é um dos maiores apaixonados pelo forró que se tem notícia; Amandinha na zabumba e Nega Ivy, que toca flauta lindamente, é esposa do Naldo e acabou de dar à luz Évora, a mais nova forrozeirinha do pedaço.

O grupo esteve em Brasília pela primeira vez em dezembro de 2007, no Faiscada. Quem esteve lá lembra que o Naldo ficou fascinado com a energia dos forrozeiros da capital. Depois disso, eles voltaram algumas vezes e já fizeram muitas amizades por aqui. Há duas semanas, o vídeo com a música Forró dos Sonhos - com a qual eles competiram no Fenfit - passou no quadro Garagem, do Domingão do Faustão e está aberto a votações no site.

O Trio Lampião foi criado em 2004 pelos mineiros Frederico Letro (zabumbeiro e vocalista), Julio Cesar (sanfoneiro) e Glauco Bruzzi (triangulista). Antes disso, os três já eram amantes do estilo nordestino há muito tempo e tocavam em grupos diferentes. Naquele ano, eles se uniram informalmente e acabaram descobrindo uma afinidade capaz de tornar o grupo querido por forrozeiros de todo o país. A escolha do nome foi estratégica. "O Lampião é uma luz que nunca se apaga", lembram os músicos.

Em 2008, o trio participou do Rootstock, festival de forró de São Paulo, e do Rioroots, festival de forró do Rio de Janeiro, onde também se apresentou na edição de 2009. No roteiro de apresentações, ainda estão Vitória e Itaúnas (Es), Belo Horizonte (MG) e, é claro, Brasília. No repertório, estão presentes clássicos de Luiz Gonzaga, Os 3 do Nordeste, Jackson do Pandeiro, Marinês, Trio Nordestino, Mestre Zinho, Dominguinhos e outros grandes nomes do gênero.

Serviço:
Forró Ispilicute - sexta (17/04)
Trio Lampião e Trio Façuá (MG)
Local: Clube Cota Mil, Setor de Clubes Sul, trecho 2
Horário: A partir de 20h
Ingressos: R$ 10 mulheres e R$ 15 homens
CI: 18 anos
Informações: www.forroispilicute.com.br

Nenhum comentário: