terça-feira, 21 de abril de 2009

Turnê do Dona Zefa vira notícia

Como dito pelo Danilo, no diário feito para este blog diretamente lá da Europa (post anterior), a turnê que o Dona Zefa está fazendo por lá saiu em um jornal de Campinas. Achei a matéria e a reproduzo aqui. Fonte: http://www.cosmo.com.br/noticia/25905/2009-04-11/tituloLink.html

Trio campineiro Dona Zefa faz turnê pela Europa

O forró pé-de-serra feito em Campinas subiu a serra, atravessou o Oceano Atlântico e foi parar na Europa
por Carlota Cafieiro - da Agência Anhanguera de Notícias


O forró subiu a serra, atravessou o Atlântico e foi “pras Oropa”. Sete anos atrás, quem arriscaria prever que o grupo de forró pé-de-serra Dona Zefa, de Campinas, voaria para tão longe? Pois o trio formado pelos irmãos Danilo, Marcelo e Murillo Ramalho embarcou na quinta-feira rumo a Lisboa, de onde segue para dois shows em Londres. Depois, toca em Torino (Itália), Zurique (Suíça), Milão (Itália), Barcelona e Madri (Espanha), Lisboa e Algarve (Portugal), Paris (França) e Londres de novo.

Serão 25 dias de turnê e 16 shows agendados em casas de música brasileira. O retorno está marcado para 5 de maio. Na bagagem, o trio está levando os dois CDs independentes: Lá Vai Pedrada (2009) e Forró do Talarico (2006). O trabalho mais recente é composto de três músicas próprias e nove regravações de outros nomes do gênero, como Ceceu, João Silva, Dominguinhos, Mestre Zinho e Assisão.

Danilo conta que o convite para tocar na Europa surgiu depois que uma produtora brasileira, que mora em Zurique - onde comanda a casa de shows Clube de Forró e Gafieira —, assistiu ao show de lançamento do primeiro CD do trio, em Campinas.

Filhos de pais nascidos em João Pessoa (PB), Danilo (triângulo e voz), Marcelo (sanfona e voz) e Murillo (zabumba e voz) batizaram o grupo de Dona Zefa em homenagem à mãe, Josefa Araújo Ramalho, grande incentivadora. Além do sangue nordestino, o forró também sempre fez parte da vida dos meninos, que são sobrinhos do sanfoneiro Zé Paraíba e aprenderam a tocar com um avô sanfoneiro que era especialista no repertório de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Em 2002, com apenas quatro meses de formação, o grupo — que contava ainda com Juliana Viana, prima dos irmãos Ramalho, nos vocais — foi selecionado para o Festival Nacional de Forró de Itaúnas (ES), o maior evento dedicado ao gênero, com a música Forró da Dona Zefa. Em 2004, o grupo sairia vencedor do festival.

As composições do grupo falam da cultura nordestina e do amor, e o som traz fortes traços do baião, xote e xaxado, misturados a muito balanço.

Nenhum comentário: