sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ROOTSTOCK 2009! Novidades, impressões, dicas...

Demorei a tocar no assunto, mas aqui estamos. Vamos falar de Rootstock 2009! (Vou deixar pra falar de Camping Roots depois porque o Rootstock tem uma campanha que precisa de atenção primeiro).

Como a maioria de vocês, queridos leitores, devem saber, o Rootstock 2009 está marcado, com programação bonitinha, com excursões feitas (inclusive a de Brasília - outro post) e uma novidade. Vamos por partes.

O Rootstock é um festival de forró pé-de-serra feito anualmente em um sítio de Cabreúva, interior de São Paulo. Ele não tem data certa para acontecer, mas nunca falha. Esta será a sétima edição! O nome é bem sugestivo e indica o clima do evento. Roots vem de raiz e geralmente está associado a algo, alguém ou algum lugar que cultive tradições. Está muito ligado ao movimento rastafári também, é até o nome de um subgênero do reggae (que usa muito o termo). A palavra também é usada para definir alguém que não se preocupa com roupas de grife, com moda, tem um estilo bem "zen" ou "relax".

A parte -tock do nome do festival vem de Woodstock, sim aquele festival legendário que completa 40 anos neste mês. Foi "o" acontecimento da juventude da época, uniu gente de todo canto num sítio, sem preocupações com conforto e limpeza, que ficavam ouvindo música 24 horas durante três dias. Qualquer semelhança com os festivais de forró de hoje não é mera coincidência.

Nos roots forrozeiros também ficamos dias mergulhados num mundo alternativo, onde só há amigos, curtição e muuuito forró. O sítio não é um hotel 5 estrelas, é simples, mas aconchegante, um ambiente gostoso, tranquilo. Tem espaço pra camping, com chuveiros coletivos, e chalés arrumadinhos. E forró de dia, na beira da piscina!

O que há de novo?
A novidade na edição deste ano é a participação do público na escolha das atrações. Quem visitou o site do Rootstock , já viu que lá tem uma lista enorme de bandas e trios já conhecidos da maioria e que mereciam tocar no evento. Mas os djs Ivan e Tick, organizadores do Roots e donos do site Forró em Vinil , decidiram criar um mini-festival virtual em que os jurados são os próprios forrozeiros.

Tem pra todos os gostos. Raízes do Sertão, de Brasília, que ficou em 2º lugar em Itaúnas-2009; Dona Zaíra, de Piracicaba, que ficou em 3º; Trio Araçá (1º lugar em Itaúnas em 2005); e vários outros que já estiveram em Itaúnas, como Trio Maracaia, Forró Fulero, Trio Remelexo, Quarteto Capixaba, Três Tinguá, Trio Caeté, Trio Botando Quente... enfim, entre lá e vote no seu preferido.

Além do grupo escolhido, há os que já estão na programação sem discussão. Confira abaixo. Quem quiser ir ao festival, dê uma olhada no site do evento e no post que coloco nos próximos dias sobre a excursão Rootstur saindo de Brasília. Mas no próprio site oficial do Roots tem dados de excursões de todo o país.
Querem uma dica? Quem vai ao Rootstock não se esquece jamais! É simplesmente maravilhoso! Mas tem que ter sangue roots, porque isso fica claro até nas músicas selecionadas pelos DJs: só pedrada!

Agora, a programação confirmada:
Mestre Zinho
Edson Duarte
Trio Dona Zefa
Trio Xamego
Pisamaneiro
Rouxinol Paraibano
Trio Sabiá
Trio Araripe
Benício Guimarães
Zé Paraíba
Trio Potiguá
Trio Juriti
Trio Alvorada
Forrobodó
Trio Lampião
DJ Tick
DJ Ivan
DJ Alambique
DJ Vinny
DJ Rogerinho

Um comentário:

Naiara Kelly disse...

RoOtstock 2009 foi simplimente maravilhoso!