quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dona Zaíra (SP) volta a Brasília depois do 3º lugar em Itaúnas

Nesta semana, o Arena do Forró recebe um grupo já conhecido do público brasiliense que volta à cidade depois de ficar em terceiro lugar no Festival Nacional de Forró de Itaúnas, em julho. O quinteto Dona Zaíra, de Piracicaba (SP), conquista cada vez mais admiradores e já é considerado uma das maiores revelações do forró pé-de-serra do Centro-Sul do país.

Conheça o grupo:

Em 2004, cinco amigos de Piracicaba - interior de São Paulo - perceberam que a paixão pelo mesmo ritmo os unia e fizeram dela o combustível para um trabalho feito com muito prazer. O autêntico forró pé-de-serra foi a base do grupo, mas a formação foi inspirada nas gravações de alguns ídolos, utilizando cinco instrumentos, sem perder as raízes dos arranjos tradicionais.

O quinteto Dona Zaíra começou a tocar na garagem da casa de um deles e, em pouco tempo, conquistou a confiança do público. Com a experiência adquirida nos palcos, eles largaram as outras profissões para se dedicarem ao forró. O esforço valeu a pena. Em 2008, o grupo foi selecionado para participar do Festival de Forró de Itaúnas. A oportunidade lhes trouxe muitos convites e a chance de tocar em lugares como Brasília.

Em 2009, eles tentaram mais uma vez e ficaram em terceiro lugar entre as 24 bandas de todo o país que competiam no maior festival de forró do Brasil. Na lista de inspirações do quinteto, estão grandes nomes do forró como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Genival Lacerda, Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste, Assisão, Marinês, Gordurinha, Jackson do Pandeiro e Edson Duarte. Os meninos também bebem de outras fontes, como Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa e o quinteto 4 Ases e um Coringa. É baseado nos dois últimos que o Dona Zaíra faz o trabalho vocal que se tornou a marca do grupo. Além de trabalhar no lançamento do primeiro CD, eles já se preparam para a gravação do segundo, que deve ficar pronto em 2010.

Rafael Arthuso “Baby” (zabumba e voz) é compositor da maioria das músicas do quinteto, músico desde os 16 anos e fez aulas de percussão na Escola de Música de Americana (SP).

André Tagliatti (sanfona e voz) é músico desde os 12 anos, cursa o último ano de acordeon na Universidade Livre de Música em São Paulo e dá aulas do instrumento Piracicaba-SP. Foi indicado a melhor sanfoneiro no Festival Nacional de Forró de Itaúnas 2009.

Matheus Tagliatti (contrabaixo e coro) também atua na música desde os 12 anos, hoje tem aulas de baixo no Conservatório de Música de Tatuí e dá aulas de contrabaixo em Piracicaba-SP.

Rafael Barros (cavaco e coro) é formado em cavaco pelo Conservatório Musical de Tatuí, atualmente cursa bandolim no mesmo conservatório. Foi terceiro colocado no ano de 2009 no concurso Nabor Pires de música instrumental.

Diego Araújo (triângulo e coro) está envolvido há mais de 10 anos com o forró pé-de-serra, com diversos trios e bandas. Atua com pesquisas na área de manifestações culturais.

Serviço:

Quinta-feira (20/08)

Quinteto Dona Zaíra (SP)

Local: Arena do Forró - Arena Futebol Clube – Setor de Clubes Sul, trecho 3

Horário: A partir das 21h

Ingressos: R$ 15, desconto com o nome na lista.

Informações: 9982-0123 ou http://www.arenadoforro.com.br/

CI: 18 anos

Nenhum comentário: