terça-feira, 25 de agosto de 2009

Raízes do Sertão no Arena, quinta, dia 27

Nesta semana, os forrozeiros vão se sentir em casa no Arena do Forró. O quarteto brasiliense Raízes do Sertão – vice-campeão no Festival de Itaúnas de 2009 – é a atração única e especial da quinta-feira mais animada da cidade. Com uma história emocionante e vitoriosa, o grupo que saiu da periferia do Distrito Federal tem sido elogiado por produtores e forrozeiros de todo o país e ganhado cada vez mais espaço também na terra natal.

Quarteto Raízes do Sertão (DF), vice-campeão do Festival de Itaúnas de 2009: experiência em lidar com situações inusitadas

Quando começou, em 2006, o Raízes do Sertão era um quinteto, formado por violão, zabumba, viola, triângulo e percussão. A pedido de fãs e amigos e também com o interesse pelas origens do forró pé-de-serra, o grupo passou por transformações até chegar ao formato de hoje: triângulo (Rogerinho, também vocalista), sanfona (Vavá), zabumba (Lacraia) e bandolim (Carlinhos) - todos moradores de cidades satélites do DF, como Samambaia e Ceilândia.

As mudanças acompanharam a maturidade dos músicos, que passaram a ser cada vez mais respeitados pelo público da própria capital. Principalmente depois de um episódio, há cerca de dois anos, no maior estilo “males que vêm para o bem”: a queda de energia durante um show. Naquela situação, outras bandas poderiam guardar os instrumentos e ir embora, mas o profissionalismo do Raízes falou mais alto. Os meninos desceram do palco e animaram a festa no escuro mesmo, e sem microfones. Foi um sucesso.


Em abril de 2009, a cena se repetiu, dessa vez durante o festival Rio Roots, no Rio de Janeiro. A luz acabou quando o Raízes estava no palco, pronto para tocar. Mas eles já eram craques em tocar num legítimo "forró do apagão" e começaram a esquentar os instrumentos ali mesmo, baixinho. Com o pique que só os brasilienses têm a favor deles, não foi difícil fazer um forró animado na capela e contagiar os cariocas, paulistas, mineiros, baianos e capixabas que estavam no local.

Quando a energia voltou, o Raízes já estava com pique total e fez um show inesquecível e muito elogiado, que lhes rendeu o convite para tocar em São Paulo, no Forró de Magnata e no Remelexo Brasil. Em julho de 2009, o talento do quarteto foi reconhecido com um prêmio. Depois de apresentações inesquecíveis que levantaram o público de todos os estados, o Raízes do Sertão conquistou o título de segundo melhor grupo do Festival de Forró Itaúnas, o maior do estilo no país, uma competição entre 24 bandas selecionadas.

Em Brasília, eles têm público cativo que os acompanha em apresentações nos melhores forrós da cidade e em grandes eventos, como o Encontro do Nordeste. Com a bagagem cheia e a qualidade musical, o Raízes do Sertão já é revelação que tem feito história no meio forrozeiro de todo o país. No fim da semana, o grupo segue para Pirenópolis, para participar do ForróPiri.

Serviço:

Quinta-feira (27/08)

Raízes do Sertão (DF), 2º lugar em Itaúnas – forró pé-de-serra

Local: Arena do Forró – Arena Futebol Clube, Setor de Clubes Sul, trecho 3

Horário: A partir de 21h

Entrada: R$ 15, descontos no site www.arenadoforro.com.br

Informações: 9982-0123 ou www.arenadoforro.com.br

CI: 18 anos



Nenhum comentário: