segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Regência (ES) é o novo point dos forrozeiros

Nem Itaúnas, nem Caraíva, o point dos forrozeiros nesta virada de ano foi a Vila de Regência-ES. Muita gente tem dito isso, portanto, resolvi dedicar o primeiro post de 2010 ao local que é conhecido também como Regis.

Desde que fui para o Festival de Ilha Grande, em dezembro, ouço falar nisso. Posso ter ficado sabendo bem tarde, mas achei interessante os comentários. Diziam que Regência estava se transformando em uma ótima alternativa a Itaúnas no Reveillón, já que, nessa época, a velha vila que sempre recebe forrozeiros fica mais cheia e com uma galera curtindo do funk ao trance.

Pelo que pesquisei, já faz um tempo que os forrozeiros descobriram que Regência seria perfeita para aliar tranquilidade, belezas naturais e, claro, forró do bom. Mas o boca-a-boca ficou mais forte em 2009. Para se ter uma ideia, na programação dos últimos dias lá teve Trio Dona Zefa, Trio Sabiá, Trio Potiguá, Quarteto Capixaba, Trio Xamego e Pisamaneiro. Não conheço o lugar ainda, mas amigos próximos foram e me garantiram que é maravilhoso.

Vendo fotos e lendo comentários, percebi que o local tem muitas semelhanças com Itaúnas. Preservação do meio ambiente (lá tem filial do Projeto Tamar) e das manifestações culturais (tem também banda de congo) são algumas delas. Um ponto de destaque sobre a vila é a qualidade das ondas, muito comentada entre os surfistas.

No site da vila, há a seguinte descrição de Regência:
"A Vila de Regência está a 120 km ao norte de Vitória. Um local preservado, com um povo simples, descendentes de índios, caboclos e pescadores. Situada na área da Reserva Biológica de Comboios, a foz do Rio Doce brinda nossa vila trazendo vida e sustento para as famílias, nutrindo a vida marinha com exuberância e esplendor. A Vila de Regência está se integrando ao ecoturismo preservando sua cultura e seus valores, como a banda de Congo, a Festa do Herói Nacional Caboclo Bernardo, a vida simples, o rio Doce, as praias preservadas e as tartarugas marinhas. E para completar, nossa praia está entre as melhores para a prática de surf no Brasil."

Posso ter dado a dica meio tarde, mas fica registrada para quem quer conhecer o local em outras épocas do ano, como o Carnaval, ou no próximo Reveillón. Acompanhe a comunidade da vila no Orkut. Peço a quem esteve lá que deixe comentários aqui no blog com suas impressões.
Inté!

6 comentários:

Unknown disse...

Poxaaa...
Eu tinha que passar por aqui p/ comentar sobre Regis.
Adorei a vila, um lugar bem roots, os forrozeiros frenquentam o forró descalço, agente acaba se sentindo um nativo. Sobre as atrações nem preciso postar aqui a Dri jah disse tudo.
A vila estava lotada no Reveillon, e o melhor de tudo isso é que só tinha forrozeiro.
Não poderia deixar de comentar sobre a atração principal da vila a famosa FUBICA, "RODA RODA RODA, OLHA A FUBICA AE" é um carro de som super antigo que faz o carnaval de regis e acabou virando tradição à anos e foi sucesso tbm na semana do reveillon, jah que o forró da vila só tem início 1hrs da madrugada e vai até o povo pedir arrego.
Visitem meu orkut o album está aberto a todos, tem um vídeo da FUBICA tbm.

Unknown disse...

A 8 anos passo carna em regis, esse vai ser meu 9º ano, mas nunca tinha passado reveillon la, esse ano fui, muito bom ,forró nota 10, mas carna tambem bomba la ainda masi para quem gosta de forró pé-de-serra e sem falar no trio fubica que é uma maravilha e para quem surfa melhor ainda não pode deichar de conhecer regencia.

Anônimo disse...

conheci meu amor la...
e esse julio aki e o meu cunhado hj em dia...
rsrsrsr

ele e o q faz a diferença no carnaval la...

o bichao doido...

carnaval la e matooOooOoOoOOo...

Binda disse...

roda, roda, roda com a fubica a gente roda!
roda, roda em Regência a gente roda

Anônimo disse...

SOU NATIVA DE REGENCIA E POSSO GARANTIR Q REGÊNCIA É TUDO DE BOM!!! SE VC QUER PAZ, TRANQUILIDADE,SOSSEGO...NAO FIQUE AI PENSANDO VENHA LOGO P CÁ !!!REGÊNCIA VAI BOMBAR!!!

Anônimo disse...

po la e irado mesmo galera quem nao foi aindo pode ir q nao vao se arepende no forro varias gatas e pra quem curti surf la rola umas ondas irada. tem o bar e restaurant
da zenaide que tem um rrango muito bom e varias bebidas e pra quem quer fica no conforto tem ums quartos tanbem que ela aluga
ai vem mesmo q vocês vao gosta.
gustavo maertim...:-)