sábado, 30 de janeiro de 2010

Sobre a internação de Mestre Zinho

(não peguei informações exclusivas porque estou sem tempo, me desculpem)

DO JORNAL GAZETA DE ALAGOAS, 26/01/10:

Zinho está internado em estado grave, no Rio

Músico se recuperava de um câncer de próstata quando foi surpreendido por um nódulo no pescoço


Erivan Alves de Almeida, 67 anos, que ficou conhecido no Brasil inteiro como Zinho, o mestre do forró, está internado em estado grave, no Hospital Mário Kröess, localizado no bairro da Penha, cidade do Rio de Janeiro. O cantor e compositor, nascido em Rio Largo, recuperava-se do tratamento de um câncer de próstata, quando foi surpreeendido pelo crescimento de um nódulo pescoço. Por conta disso, o músico está internado, desde a última sexta-feira (22) e os médicos aguardam que ele melhore seu quadro de saúde para realizar uma tomografia computadorizada.

De acordo com a Margô Casas, esposa de Zinho, o cantor está se alimentando com sonda, respirando com a ajuda de aparelhos e passa a maior parte do tempo sedado. "Mas, quando ele acorda, quer a família por perto. Há quatro dias estamos aqui e eu ainda não fui em casa”, contou ela, que é enfermeira do mesmo hospital.

Margô Casas também afirmou que tem recebido a solidariedade de muitos amigos e fãs do artista. “Peço que continuem rezando por ele. Tenho que certeza que as orações estão sendo muito importantes”, disse.

Apesar de confiante, ela afirmou que está desconfiando da demora dos médicos em realizar uma biopsia no paciente. "Ainda não sabemos se é um novo câncer e acho que a equipe médica já deveria ter operado o Zinho. Na verdade, ninguém nos explica direito o que está acontecendo e a família fica aqui, nessa angústia. O caroço tomou conta de todo o pescoço e tenho medo que cresça ainda mais se nada for feito logo", desabafou Margô.

Zinho quer ver o filho

Hoje pela manhã, Zinho pediu para ver o filho Luciano, que mora aqui em Maceió. E para atender ao pedido do forrozeiro, o prefeito Cícero Almeida, que é amigo pessoal do músico, resolveu doar as passagens aéreas que Luciano pudesse ir até o Rio de Janeiro.

Trajetória

No embalo da sanfona, do batuque da zabumba e do tilintar do triângulo, ‘Mestre Zinho’, apelido que ganhou do rei do baião, Luiz Gonzaga, conseguiu fazer sucesso e ter o seu trabalho reconhecido ainda na década de 80.

São deles composições que caíram no gosto popular e, até hoje, ainda estão na ponta da língua de todo mundo: ‘...dancei com documento na mão...’, ‘...ai ai, meu bem, por isso eu não te troco por ninguém... Mas antes de começar carreira solo, o artista participou, por oito anos, do famoso grupo ‘Os Três do Nordeste’, de Campinha Grande. Para conseguir ser selecionado para a vaga de vocalista, ele contou com a ajuda do radialista Romildo Freitas, que à época, apresentava um programa de forró e conhecia a maior parte dos músicos que tocava o tradicional forró pé-de-serra.

No seu disco ‘Murro em ponta de faca’, Zinho trouxe participações ilustres, a exemplo de Dominguinhos, Amelinha e Luiz Gonzaga, que morreu um ano depois.

Nem depois de ter sofrido um grave acidente de carro, em 2006, que tirou parte dos movimentos de uma das suas mãos, Zinho desistiu do forró. Mesmo com dificuldade na coordenação motora, ele conseguiu ser também um dos maiores triangulistas do pé-de-serra.

Durante a carreira solo, Zinho também fez participações em álbuns gravados por outros artistas que, tanto quanto ele, cantam o forró: ‘Fruto’, de Elba Ramalho, e ‘Forró de cabo a rabo’, que foi promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil.

Nenhum comentário: