segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mestre Zinho - o maior exemplo de superação de todos!

Gente, que absurdo! Falei e falei aqui de superação e me esqueci do maior exemplo de todos, o que me deu a ideia de falar sobre isso no blog: Mestre Zinho!
Já comentei aqui sobre as várias dificuldades pelas quais ele passou. Já sofreu um acidente que prejudicou o movimento de uma das mãos, teve um enfarto depois de um show, em 2008, um derrame no fim do ano e, mesmo assim, segue firme e forte.

Assisti ao show dele no RioRoots em abril deste ano e estava tudo bem, apesar de estar se adaptando ao novo sanfoneiro, lá estava ele, alegre e radiante como sempre. Mas no Festival de Itaúnas, sexta passada, eu e a maioria dos que estavam lá tiveram uma surpresa. Zinho tinha sofrido outro derrame e estava com um lado do rosto paralisado.

A comoção foi geral. Todos ficaram perplexos por um tempo, sem reação. No rosto de muitos, expressões que misturavam tristeza e empolgação ao ver o nosso mestre tão debilitado e ao mesmo tempo animado. Amigos me contaram que viram os meninos do Trio Araçá chorando. Não estavam sozinhos. Foi difícil assistir ao último show da noite, no fim da semana, todos cansados e vendo aquela cena do Zinho se esforçando para ser natural, para mostrar que encara qualquer parada.

Mal dava para entender o que ele cantava, era mais um show de contemplação para os que o conheciam. Eu não aguentei, estava muito cansada mesmo. Me contaram que o show durou muito mais do que o horário do Bar Forró permitia. E quem era doido de impedi-lo?

No sábado, depois do resultado do festival, ele voltou, mais animado ainda, e fechou com chave de ouro aquela semana tão cheia de surpresas. Mesmo com dificuldade para falar, ele agradeceu a todos que ali estavam e parabenizou as bandas que participaram do evento. Mesmo sem dizer nada, ele era pessoalmente o maior exemplo de que não há diculdade neste mundo que possa nos impedir de fazer o que gostamos. Estão lembrados do que ele disse no filme Por Amor ao Forró? "Forró pra mim é tudo. A minha vida, vida minha e por todo a vida vai ser desse jeito"!

Viva (e muito) Mestre Zinho!

Um comentário:

Unknown disse...

Esse véi acaba com agente. Como não se emocionar?!?!? É um guerreiro, um grande mestre.
Força p/ ti Zinho.