terça-feira, 1 de junho de 2010

A volta d'Os 4 Mensageiros e outras boas surpresas de Sampa

Estou em São Paulo há quatro meses e ainda não tinha falado com vocês direito sobre o forró daqui. Acho que agora, depois de ir várias vezes, já posso comentar alguma coisa. Primeiro: é feio dizer, mas até agora só fui ao Remelexo. Aqui tem tantas opções que ainda não consegui me organizar para ir a todas. Tem o Açaí Praia, o Canto da Ema, o Ó, o Secreto e sei lá mais o quê. Por enquanto, falo especificamente do Remelexo, ou Remelas, como os forrozeiros aqui o apelidaram.

Sem querer esnobar, mas já esnobando, eu agora moro a duas ruas do forró. Sim, vou e às vezes volto a pé de lá, na maior mordomia. Bem, geralmente antes dos shows em si - que começam por volta de 23h ou meia-noite e terminam lá pelas 5h da manhã na sexta e no sábado (de 21h às 2h30 no domingo) - tem um esquenta no bar ao lado, chamado Remelexinho. Lá tem um espaço gostoso pra dançar e no domingo, de 17h às 21h, os Três Tinguá (que foram a Itaúnas em 2009) esbanjam talento e animação, de graça. Só tocam pedrada, um repertório incrível (o povo de Brasília vai amar, pressionem os produtores aí, gente).

Este último fim de semana foi particularmente especial. Quinta teve Trio Xamego e Benício Guimarães no Forró Secreto (um em que só entra quem tem nome na lista), mas acabei não indo, sexta teve Rouxinol Paraibano e Trio Bastião no Remelas e sábado, Rapacuia (RJ) no Açaí Praia (não consegui ir e fiquei bem triste) e Trio Raiz e Os 4 Mensageiros no Remelexo. Domingo tinha Trio Nordestino, mas não entrei.

Atenção para algumas atrações que citei. A primeira, Trio Bastião: nunca tinha ouvido falar neles, conhecia o trianglista (Beto) e só, mas quando cheguei e os vi tocando tive uma surpresa boa. Uma ótima pegada, repertório alto astral. Bom demais. Outra surpresa incrível tive quando vi o Trio Raiz no sábado. Subiram no palco o vocalista Josué, o trianglista superanimado Ícaro, o Dudu (ex-sanfoneiro do Maracaia) e o Abner (ex-zabumbeiro do Maracaia). A energia deles foi incrível e eles disseram que não tinham ensaiado. Só mandaram música boa, super empolgados. Ah! Ambos os grupos pretendem ir a Itaúnas, fiquem de olho!

Pra completar, pude presenciar o triunfal retorno d'Os 4 Mensageiros. O grupo estava há cinco meses sem se apresentar e - sem ensaio - subiu no palco e parecia que nada tinha mudado, quer dizer, mudou sim, pra muito melhor. O Zezinho, trianglista, ficou um ano e meio afastado dos shows por um problema de saúde, mas estava alegre como um menino. Quem assumiu a zabumba foi o Charlinho, que dispensa comentários. Na sanfona, o infalível Japinha e na voz, claro, o grande Piaba. Nem preciso dizer que o show foi maravilhoso e emocionante. Fiquei arrepiada, quis chorar. De alegria e de saudade de tudo o que aquele momento me fez lembrar, principalmente dos amigos de Brasília Enfim, o quarteto avisa que está de volta sim, mas não a "140 por hora". Serão shows mais esporádicos aqui e ali. A propósito, eles vão tocar aí no DF dia 10 de junho, não percam!

Como viram, aqui é outra realidade, o que não falta é forró. Mas uma coisa vocês de Brasília têm que aqui falta muito: energia nos shows. Essa coisa de cantar junto e se empolgar na frente do palco é coisa rara. É por isso que os trios gostam tanto de tocar na capital. Então, peço, valorizem isso. Curtam cada trio, cada forrozinho que tiverem. E não deixem nunca o forró morrer.
Beijos desta saudosa brasiliense...

5 comentários:

Cabeluda disse...

me emocionei ao ler este ultimo post...
pena não estar ao seu lado e conferir tudo de pertin, mas sei mto bem o q sentiu, principamente após tantos "vai e vem" dos trios aqui em Sampa.
mas estamos num recomeço e com mta esperança q será o fim de tantas mudanças...
sempre bom passar por aki, parabéns pelo blog!

JOANA disse...

Amiga querida!!!! desculpe por ter sumido! deu tudo certo aquele dia, vc explicou tudo direitinho!! obrigadaobrigadaOBRIGADA por me apresentar esse forró aí de SP que é bom demais!!! voltarei sempre!! MUITA PAZ!!

Tio Careca disse...

Tive a oportunidade de acompanhar a volta deste quarteto em meu 31º aniversário que todo ano eu comemoro no Remelexo. E como sempre xamegando, xoteando, deslizando pela pista eu em frente ao bar deste local cheio de magia e encanto da musica brasileira. Sou apaixonado pelo forró e OS QUATRO MENSAGEIROS faz parte da trilha sonora da minha vida... Sejam bem vindos e nós, apaixonados pelo forró pé de serra não podemos deixar de prestigiar uma banda como esta. Valeu por alegrar meu 31º aniversário!!!

Jana (sem ína) disse...

Invejinha de vc... Aqui o movimento anda meio fraco, mas esse mês até que vai ser melhor. Os 4 Mensageiros estarão aqui semana que vem, ufs... Lendo seu post me senti aí com vc. Bem que eu queria... Saudades imensas!! Bjos!

caju disse...

Muito lindo isso que vc fala ,tem muma energia do coração ...muito bom...........................