sexta-feira, 18 de junho de 2010

Homenagem a Dominguinhos na Globo!!

Atenção forrozeiros de todo o país - e simpatizantes! Nesta sexta-feira, dia 18 (às 2h da manhã), a TV Globo irá se render ao forró por alguns momentos. O programa Som Brasil fará uma homenagem merecidíssima ainda em vida ao grande mestre Dominguinhos. Apresentado por Camila Pitanga e com a participação de Waldonys, das cantoras Zizi Possi e Paula Fernandes e do grupo Rosa de Pedra, além da filha dele, Liv Moraes, o especial vai mostrar as grandes canções compostas pelo pernambucano que é a maior referência cultural da região Nordeste.

Já é possível ver a gravação do programa - com as músicas e um making of - no site do programa aqui. Já tenho minhas restrições, como a ausência de nomes jovens do forró pé-de-serra e de várias músicas que eu queria ver e ouvir lá. Mas vale pela homenagem.

Não percam, mas, quem perder, tente gravar!

Som Brasil: Dominguinhos recebe homenagem na próxima sexta, dia 18
Globo.com

Dominguinhos recebe uma homenagem no Som Brasil, que a Rede Globo exibe na madrugada de sexta-feira para sábado, dia 18, às 2h, logo após o Programa do Jô. A apresentadora Camila Pitanga irá receber no palco o cantor, compositor e sanfoneiro, considerado o herdeiro musical de Luiz Gonzaga. As cantoras Zizi Possi e Paula Fernandes, além do grupo Rosa de Pedra, se apresentarão interpretando sucessos de Dominguinhos.

Nascido em 12 de fevereiro de 1941, em Guaranhuns, Pernambuco, José Domingos de Moraes era filho de um afinador e tocador de sanfonas. Aos 7 anos, já tocava pandeiro no trio de irmãos Os Três Pinguins, quando foi ouvido por Luiz Gonzaga. Foi o rei do baião quem deu a Dominguinhos sua primeira sanfona. Em 1954, já radicado em Nilópolis, subúrbio do Rio de Janeiro, formou o Trio Nordestino. Anos depois, fez dupla com Anastácia, que compôs com ele clássicos como “Eu só quero um xodó” e “Tenho sede”. Parceiro de Gilberto Gil, Nando Cordel e Chico Buarque, dentre outros ícones da música brasileira, o artista criou um estilo musical que mesclava, além do baião, do forró e do xote, melodias de jazz, choro e bossa nova.

Na atração, Dominguinhos cantará “Xote da navegação”, “Lamento sertanejo”, “Eu só quero um xodó” e “Isso aqui tá bom demais”. Zizi Possi o homenageará com “Dedicado a você”,“Gostoso demais” e “Contrato de separação”. Paula Fernandes, cantora e compositora sertaneja de Minas Gerais, se apresentará com “De volta para meu aconchego”, “Quem me levará sou eu” e “Abri a porta”. Já o grupo potiguar Rosa de Pedra, que mistura guitarra e rabeca no som que produz, interpretará “Pedras que cantam”, “Tenho sede” e “Sete meninas”.

O Som Brasil tem direção-geral e de núcleo de Luiz Gleiser e direção de Cacá Silveira. O programa é escrito por Flávio Marinho e Rafael Dragaud, a produção musical da atração leva as assinaturas de Guto Graça Mello, PH Castanheira e Ricardo Leão e a coordenação musical é de Wagner Faria.

Nenhum comentário: