sábado, 5 de julho de 2008

Especial Luiz Gonzaga na TV Cultura

Pessoal, sei que aviso meio tarde, mas espero que consigam assistir.
Neste domingo (06/07), às 20h30, haverá um especial sobre Luiz Gonzaga no programa Mosaicos, da TV Cultura, com a participação de Dominguinhos, Waldonys, Meketrefe, Bicho de Pé, Trio Sabiá, Marcelo Melo e Toinho Alves (morto um mês depois das gravações). O programa será retransmitido no próximo sábado, às 4h da manhã. Quem conseguir, vale a pena até gravar!
Vejam abaixo a explicação do programa no site da TV Cultura (http://www.tvcultura.com.br/detalhe.aspx?id=437):

"Com sua sanfona, Luiz “Lua” Gonzaga desenhou definitivamente o nordeste no mapa da música popular brasileira. Mestre do ritmo e criador de melodias que influenciaram (e continuam a influenciar) gerações de compositores, Gonzagão construiu uma obra musical sintonizada com o sentimento popular. A trajetória artística do compositor é retratada no Mosaicos – A Arte de Luiz Gonzaga.

Misturando imagens de arquivo com gravações inéditas, “Mosaicos” retrata os diversos momentos da carreira do criador do baião, apresentando grandes clássicos de seu repertório, como “Asa branca” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), “Xote das meninas” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), “Numa sala de reboco” (Luiz Gonzaga/José Marcolino) e “Assum preto” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira).

Especialmente para essa homenagem, o programa reuniu os sanfoneiros Dominguinhos e Waldonys a dois integrantes do Quinteto Violado, Toinho Alves e Marcelo Melo. Os convidados relembram histórias vividas com Luiz Gonzaga, analisam a obra do amigo e interpretam juntos canções do mestre. Esta edição do “Mosaicos” é dedicada ao músico e compositor Toinho Alves (1943-2008), que faleceu um mês após a gravação de sua participação no especial.
Outro destaque do programa são as participações dos grupos Bicho de Pé, Meketrefe e Trio Sabiá, apresentando releituras para algumas das principais músicas do repertório de Gonzagão.

Sobre Gonzagão
Luiz Gonzaga (1912-1989) nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu (PE). Filho de um lavrador e sanfoneiro, desde criança se interessou pela sanfona de oito baixos do pai, a quem ajudava tocando zabumba e cantando em festas religiosas e forrós. Saiu de casa em 1930 para servir o exército como voluntário. Viajou pelo Brasil como corneteiro, tendo baixa em 1939. Resolveu ficar no Rio de Janeiro, com uma sanfona recém-comprada. Passa então a se apresentar em ruas, bares e mangues, tocando boleros, valsas, canções, tangos.

Por essa época percebe a carência que os migrantes nordestinos têm de ouvir sua própria música, e passa a tocar, com grande sucesso, xaxados, baiões, chamegos e cocos. Foi no programa de calouros de Ary Barroso e tocou seu chamego “Vira e Mexe”, com grande aprovação do público e do temível apresentador, que lhe deu nota máxima. Depois de descobrir esse filão no mercado, Gonzagão começa a freqüentar programas de rádio – substituindo inclusive seu ídolo Antenógenes Silva – e a gravar discos, sempre com repertório de músicas nordestinas.

Mais tarde passa a cantar também, e não apenas tocar sua sanfona, além de mostrar seu talento como compositor. Em 1943 apresenta-se vestido a caráter como nordestino, com bastante êxito. Seu maior sucesso, “Asa Branca” (com Humberto Teixeira), foi gravado em 1947 e regravado inúmeras vezes por diversos artistas até hoje.

Trabalhou na Rádio Nacional e até cerca de 1954 teve seu auge de popularidade, um sucesso avassalador que lançou a moda do baião e do acordeom, além de obrigar todas as prensas de sua gravadora, a RCA, a trabalhar para atender aos pedidos de seus discos. Depois disso, com a ascensão da bossa nova, se afastou um pouco dos palcos dos grandes centros e passou a se apresentar em cidades do interior, onde sempre continuou extremamente popular.

Nos anos 70 e 80 foi voltando à cena, em muito graças às releituras de sua obra feitas por artistas como Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Gilberto Gil, seu filho Gonzaguinha e Milton Nascimento."

Abraços,
Adriana Caitano
http://forropedeserradf.blogspot.com

Nenhum comentário: