quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Mais uma vitória do Raízes do Sertão

Como já disse aqui no último post, o Raízes do Sertão foi o grande vencedor do 2º Festival de Forró Pé-de-Serra de Ilha Grande no último fim de semana. Quem estava lá viu como foi lindo ver os meninos chorando lá em cima do palco quando receberam o troféu - um trio de cactos tocando forró, feito de bisquit. O Vavá foi indicado ao prêmio de melhor sanfoneiro, o Zé Carlos (Lacraia) ao de melhor zabumbeiro e o Rogerinho ao de melhor intérprete - e foi ele que levou o título. Pouco depois, anunciaram a melhor caravana. Não tinha nenhuma outra realmente organizada, então, não tinha pra mais ninguém. Mesmo em número reduzido, os brasilienses gritaram, pularam e empolgaram todo mundo. Algumas pessoas chegaram a nos dizer que nós "salvamos" o festival com nossa animação e, claro, com tantas mulheres lindas que levamos.

Até aí todos estavam felizes, mas bastante ansiosos. Já era manhã de domingo quando o resultado principal foi anunciado pelo Lelei. Infelizmente muita gente tinha ido dormir. Mas alguns de nós estávamos lá, abraçados, esperando com uma boa dose de esperança ouvir o nome do grupo vencedor. O termo Raízes do Sertão naquela hora pareceu uma bomba nas costas dos meninos. Rogerinho e Carlinhos quase desmaiaram, o Vavá e o Lacraia só sabiam rir; demorou a cair a ficha. Pouco depois, lá estavam eles no palco, abraçados.

O discurso do Rogerinho não poderia ser mais apropriado. No lugar de palavras elaboradas e agradecimentos sem fim, ele simplesmente cantou:
"Pra chegar nessa festa tão linda
Só Deus sabe o que já passei
Já rasguei o couro do zabumba
A sanfona já desafinei
Joguei minha sorte na estrada
Andei na poeira, no sol
Já cantei, já sofri, já chorei
Tudo só por amor ao forró"

Nada poderia ser mais verdadeiro. Facilidade e moleza definitivamente são palavras que não estão no vocabulário dos meninos do Raízes. Eles já passaram por tanta coisa que é difícil listar. Na última semana, por exemplo, eles quebraram o carro subindo um morro no Rio de Janeiro. E essa é a mais leve. Leiam dois textos que escrevi sobre eles quando voltaram de Itaúnas este ano e no aniversário de 3 anos. Lá contei um pouco da trajetória deles. De qualquer forma, 2009 foi um ano lindo pro Raízes. Passaram mais ou menos conhecido só em Brasília para vice-campeão do Festival de Itaúnas, campeão do de Ilha Grande e requisitado nos forrós do país inteiro. 2010 promete ser ainda melhor. São eles que estão organizando o primeiro festival de forró pé-de-serra de Brasília, o Cerrado Roots, no carnaval. Alguém duvida que vai ser um sucesso?

Aos meninos do Raízes do Sertão, meu carinho, minha admiração e o desejo de que a estrela de vocês brilhe cada vez mais, sempre com muita humildade e "alegria, alegria, alegria".

(Leiam o próximo post sobre a comemoração dos meninos aqui em Brasília nesta sexta)

Nenhum comentário: