sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dia Nacional do Forró comemorado em grande estilo em Brasília




Brasília terá um fim de semana inteiro de homenagem a Luiz Gonzaga no Dia Nacional do Forró, 13 de dezembro


Esta história imagino que todo forrozeiro saiba. Mas preciso reforçar:

No dia 13 de dezembro, o Brasil comemora o Dia Nacional do Forró, data de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O velho Lua, como também era conhecido, nasceu em Exu – Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Quando era criança, aprendeu os primeiros acordes de sanfona oito baixos com o pai, Seu Januáiro. Mais tarde, Gonzagão foi o responsável por difundir ritmos nordestinos pelo Brasil e criar outros. Graças a ele, hoje o forró é conhecido em todo o mundo. Mesmo após sua morte, em 1989, jovens brasileiros continuaram a seguir o legado deixado pelo rei. Com isso, surgiu o movimento pé-de-serra e bandas que resgatam as raízes do gênero.
---

Bem, ao que tudo indica, Brasília terá, pelo menos, dois dias de bons eventos em homenagem ao aniversário do velho Lua neste ano. O primeiro, ainda não 100% confirmado (por problemas técnicos e burocráticos), é o show do Santanna, o Cantador (saiba mais sobre ele aqui. Se tudo der certo, será no Arena, dia 12, sábado, às 21h (prometo que confirmo a vocês até domingo).

O segundo é uma boa novidade. Um dia inteiro de forró na Esplanada dos Ministérios, de graça! É o projeto Forró Bodó. Em julho, fui procurada pela produtora desse evento, uma pernambucana muito gente fina que queria fazer uma grande homenagem a Luiz Gonzaga no dia do aniversário dele. Me pediu indicação de trios, sugestões, disse que queria somente forró pé-de-serra de verdade. Fiz tudo o que pude, emprestei DVDs, CDs e tudo o mais. Agora, enfim, ela me passou a programação definitiva do projeto, com escolhas baseadas na pesquisa que ela fez por aí...

Abaixo, release feito pela assessoria do evento:

Um dia inteiro em homenagem ao Forró
Projeto comemora o Dia Nacional do Forró (13 de dezembro) com show de Elba Ramalho e mais oito atrações. A entrada é gratuita


O Projeto FORRÓ BODÓ traz uma série de apresentações em comemoração ao Dia Nacional do Forró, data festiva criada em homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, dia 13 de dezembro, a partir das 9h. Brasília será palco de um grande evento que homenageará Luiz Gonzaga, com apresentação de trios de forró e grande show com Elba Ramalho, na Esplanada dos Ministérios. A estrutura conta ainda com praça de alimentação com comidas típicas nordestinas.

A festa terá a participação dos característicos trios de forró, casais de dançarinos, a sonoridade candanga da banda Pé de Cerrado, Marcos Farias, Caranova e muito mais em um dia inteiro de forró. E para finalizar, Elba Ramalho, completando 30 anos de carreira e celebrando mais de 6 milhões de discos vendidos.
13 de dezembro: A data é em homenagem a Luiz Gonzaga, por isso foi escolhido o dia de seu nascimento. Foi instituído pela Lei nº 11.176, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 6 de setembro de 2005.

Atrações:
- Palco principal
*Elba Ramalho e Cezinha do Acordeom
*Pé de Cerrado
*Marcos Farias (filho da Marinês e do Abdias, afilhado do Gonzagão)

- Palco dos trios (todos que vivem em Brasília)
*Caranova
*Nivaldo do Acordeom
*Os Brasas do Nordeste
*Os Cobras do Baião
*Paulinho do Forró
*Trio do Nordeste

Serviço
Forró Bodó - Trios de forró e show com Elba Ramalho
Local: Esplanada dos Ministérios
Horários:
A partir de 9h - Trios de forró se revezando em dois palcos + Praça de alimentação com comidas típicas nordestinas
A partir de 17h – Shows com Pé de Cerrado, Marcos Farias e Elba Ramalho
Entrada gratuita
Livre para todos os públicos
Informações: (61) 3032 4635


SERVIÇO DO SHOW do Santanna (a confirmar):
Comemoração ao Dia Nacional do Forró - show com Santanna, o Cantador
Data: 12 de dezembro, sábado
Horário: A partir de 22h
Local: Arena Futebol Clube (Setor de Clubes Sul, trecho 3, em frente à AABB)
Ingressos: R$ 20
Classificação Indicativa: 18 anos
Informações: 9982-0123 ou www.arenadoforro.com.br

Nenhum comentário: