domingo, 18 de janeiro de 2009

Sim para o forró na mídia!


Há duas semanas fiz uma enquete neste blog sobre o forró na mídia. Ela foi finalizada agora e o resultado foi:
Pergunta: Você acha que o forró pé-de-serra deve chegar à mídia de novo?

Não, isso vai atrair gente que não dá valor - 14%
Sim, quanto mais gente melhor - 16%
Talvez. Mas corre o risco de ele ser deturpado - 20%
Claro, o povo precisa saber o que é forró de verdade - 58%
Não sei. Pra mim tanto faz - 3%

A resposta da maioria confirma que o forró tem mesmo que ser divulgado para que outras pessoas saibam sobre o pé-de-serra atual, que tem tentado homenagear as raízes desse ritmo que surgiu oficialmente há mais de 60 anos, mas já existia há muito mais tempo nas festas nordestinas...

Levar o forró pé-de-serra para o maior número de pessoas, esse tem sido meu objetivo desde que o conheci. Foi por isso que criei este blog, foi por isso que eu e o Galton fizemos o filme Por Amor ao Forró, é por isso que passo tanto tempo escrevendo releases, textos, procurando fotos e enviando sugestões aos veículos de imprensa toda semana.

Pode ser um trabalho de formiguinha, mas até que temos conseguido resultados interessantes... Na última semana, em que o Trio Dona Flor esteve na cidade, conseguimos espaço pra elas ao vivo no jornal SBT Brasília, na TV web do Correio Braziliense (assista em http://www.correiobraziliense.com.br/html/video/video.shtml - tem o vídeo delas separado - 16/01 - e no final do jornal Correio Notícias do dia 16, onde está mais completinho...), no Correio Braziliense impresso (veja imagem acima), na agenda cultural do DFTV todos os dias, no jornal Alô Brasília, Cerradomix, Pode Ir e vários outros sites de notícias locais.

Claro que isso é resultado de todo um esforço coletivo e também porque as meninas chamam a atenção exatamente por serem meninas. Mas também aconteceu algo parecido com o Trio Nordestino, o Juriti, o Meketréfe, o Balanceado... Tenho costume de perguntar para algumas pessoas que vão a esses shows e não por acaso elas me dizem que ficaram sabendo do evento por algum veículo da imprensa. Isso é bom para os produtores, que ganham mais dinheiro, mas é muito melhor para o forró como um todo, que ganha adeptos e que se espalha. Assim é que ele nunca vai morrer. Não se ele for guardado dentro de um baú, trancado a sete chaves só para meia dúzia admirar. Assim as bandas não sobrevivem, os produtores não sobrevivem e, claro, o forró não sobrevive...

Não tô querendo aparecer, nem espero aplauso de ninguém. Esta é somente a humilde opinião de alguém que tem lutado para segurar a bandeira do forró pé-de-serra, mas encontra pelo caminho gente que quer fazer dele uma seita fechada, intocável. Acho que não era bem isso que Luiz Gonzaga ia querer de nós. Ele ficaria muito mais contente se percebesse que cada vez mais gente admira todo o legado que ele deixou. Mesmo que mudem alguma coisa aqui e ali, o importante é a essência. E essa, se depender de nós, não morre jamais!!!

Abraços a todos e vamos que vamos, porque O FORRÓ PÉ-DE-SERRA TÁ COMANDANDO!!

Nenhum comentário: