quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dominguinhos faz 70 anos e é homenageado na TV

No próximo sábado, dia 12 de fevereiro, o maior mestre vivo do forró completará 70 anos em grande estilo. José Domingos de Morais, nosso querido Dominguinhos, ainda se recupera de um enfarto que o deixou 13 dias na UTI e o obrigou a passar por um cateterismo e uma angioplastia, dois procedimentos cardíacos bem arriscados. Em casa, descansando, ele receberá homenagens dos amigos no próximo sábado, às 21h, em um programa especial da Globo News sobre sua carreira.

Em quase 70 anos de carreira (ele começou a tocar sanfona aos seis anos), impossível não colecionar milhares de histórias emocionantes de um mestre. Imagino que todos tenham alguma. Eu o encontrei pessoalmente três vezes e o entrevistei outras duas pelo telefone e ele sempre foi muito simpático. Não chego a ter histórias particulares com o mestre, mas lembro-me de coisas muito interessantes que ele disse por aí.

Como no DVD gravado em 2008, quando ela dá a dica: “Forró pode ter tudo, contrabaixo, guitarra, bateria, mas, se não tiver triângulo, zabumba e pandeiro, não é forró. Senhores diretores de banda, botem uma zabumbinha que fica rendondinho". Ou na entrevista ao Jô Soares, em agosto de 2009, em que ele chamou a arte de tocar forró na sanfona "uma safadeza só", no bom sentido. E lembrou a última vez que viajou de avião, ao lado do velho Lua (há mais de 20 anos Dominguinhos só viaja de carro), quando Gonzagão disse: “Dominguinhos, esse é o melhor meio de transporte do mundo. Nele viajam José Sarney, Ulysses Guimarães e outros desses, se ele não cai com essas pestes, vai cair com a gente?”.

Luiz Gonzaga, aliás, foi quem descobriu o menino Dominguinhos, aos oito anos, tocando uma sanfoninha de oito baixos em frente a um hotel, em Pernambuco. Alguns anos mais tarde foi para o Rio de Janeiro, onde recebeu do padrinho Lua uma sanfona grande de verdade. De lá para cá o garoto que era chamado de Neném pelos familiares e amigos só brilhou. Já ganhou o Grammy Latino, o prêmio Tim de Música Brasileira - foi homenageado pelo mesmo evento dois anos depois -, e o Prêmio Shell de Música. Tem 42 discos gravados e uma infinidade de músicas compostas.

Leia aqui tudo o que já publiquei no blog sobre o Dominguinhos.

Assistam ao programa, se possível. Valorizem nosso mestre que já está cansadinho, mas continua esbanjando alegria e muito forró pra todos nós.

E parabéns, seu Domingos!!!

Brincadeirinha:
Que tal comentar aqui qual é (são) sua (s) música (s) preferida (s) dentre as que o Dominguinhos ajudou a compor?

As minhas são:

Querubim, feita em parceria com o Clodo Ferreira:


Ela é um argumento
É um sentimento tão singelo, tão bom
Ela é um instrumento
É meu pensamento devagar sem pensar
Ela ilumina a praça
Quando ela passa fico assim
Querubim satisfeito sem explicação



e Desilusão, dele mesmo



Já faz 3 dias que eu não não durmo
Pensando no meu grande amor
Saiu sozinho e sem falar nada
Era madrugada não despertou
Não disse porque ia embora
E nem tambem o que eu fiz
Saiu calado pela noite a fora
E meu peito agora não é mais feliz


Levou toda minha alegria
Felicidade foi tambem
E depois dessa não vou mais amar
E nem aceitar o amor de mais ninguém
Agora é que eu vim saber
Como é ruin a gente amar
Mas quem não ama a gente tambem a gente querer bem pra depois separar



5 comentários:

Cabeluda disse...

Viva Mestre Dominguinhos!
Parabéns pelo post!
Também amo essas duas músicas, mas incluiria tb Cheguei pra Ficar, O Sertão Te Espera e Com o Pé no Forró(com Toninho Horta)...
ai ai, coração aperta ao pensar nele e que o tempo está passando...

Daniel Sobreira disse...

Muito bom, viva o mestre!
Duas músicas: Plantio de amor e Lamento Sertanejo.

Lari disse...

Oiee, então... ele é o cara! Viva Dominguinhos!!

No momento, arrebol é a que está em evidência pra mim. Mas Desilusão é linda e, como disse a Cabeluda, com o pé no forró com o Toninho é linda tmb... São tantas, aiai!!!

Beijo de Ctba!

MeL disse...

Adriana parabéns pelo blog...
Sempre gostei de blogs, e no início deste mês criei um, pra falar do q vier a mente, sem muito compromisso...
Também sou da área de comunicação, e tbm sou do forróó!!!
Fiz um post sobre o seu lindo documentário POR AMOR AO FORRÓ...da uma lida lá! Bjos

roye disse...

Consistent with "reverse positioning" understand the REAL Second coming would equate with The Matrix's Anti-Christ, the fake battle of good and evil which will come at the end.
I have spoken on this issue in years past. Understanding how they use the political environment to redefine people's value system, realize anyone who speaks of the old world and its ways will envoke hatred. So when/if the Anti-Christ comes along speaking of reverting back to what liberalism would consider repressed and immoral may be the only hope to salvage the god's favor and keep moving forward rather than begin the 1000 year clock. The fake Second Coming will feed into this political enviornment.
Cheap Flights to Johannesburg
Flights to Johannesburg
Johannesburg Flights