segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Arena do Forró completa 5 anos com festa o mês todo

No dia 30 de setembro, um dos forrós mais tradicionais e animados da capital completa 5 anos. Motivo para comemorar é o que na falta. Em Brasília, dificilmente um evento ou uma boate dura muito mais que um ano. As festas por aqui costumam ser sazonais, são moda quando aparecem e logo perdem a força, o público, e fecham. Com o Arena do Forró tem sido diferente.

Em 2004, um grupo de jovens universitários costumava se reunir após as aulas em um barzinho da capital para ouvir uma banda de forró que ainda estava no começo e nem sanfoneiro tinha, a Xote e o Mundo. O movimento cresceu e surgiu a necessidade de profissionalizar o grupo e aumentar o espaço. Foi aí que o produtor Gilson Mendes, que tem sangue nordestino correndo nas veias, resolveu procurar um lugar onde o forró pudesse ser apreciado com freqüência.

O Arena Futebol Clube, onde já havia eventos de música brasileira sexta-feira, era o local perfeito. O dono é pernambucano e adorou a ideia. Assim, desde o dia 30 de setembro de 2004, o forró de quinta-feira nunca falhou. A banda Xote e o Mundo era residente, mas depois vieram outros grupos de Brasília, como Trio Araçá, Forró Lunar, Pé de Cerrado (que sempre teve uma parte do repertório forrozeiro), Trio Balanceado, Raízes do Sertão. Além deles, praticamente todos os grupos do cenário forrozeiro do Sudeste já passaram pelo Arena, mesmo no início da carreira.

De lá pra cá, o tradicional forró de quinta-feira já se estendeu para alguns sábados, teve Arraial, festas especiais. Sempre com convidados ilustríssimos, como Dominguinhos, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste, Santanna o Cantador, Bicho de Pé, Mestre Zinho, Trio Xamego e por aí vai. Mas tendo data especial ou não, toda quinta-feira os forrozeiros de Brasília estão lá no Arena do Forró, apreciando e cultivando o verdadeiro pé-de-serra.

Para comemorar mais um ano de tradição, o Arena do Forró resolveu fazer um mês de festa. Em outubro, grupos que fizeram parte dessa bonita história voltam a tocar naquele palco tão democrático que aceita até misturas com reggae, samba e chorinho.

Para começar, no dia 1º de outubro, a festa é de Brasília. Todos os grupos da cidade que mantêm alguma relação com o forró vão estar lá. Trio Araçá – que surgiu na capital e hoje vive em São Paulo -, Xote e o Mundo, Pé de Cerrado, Forró Lunar, Trio Balanceado, Raízes do Sertão, Caranova, Trio Forró do Bom e outros convidados do chorinho e do samba vão misturar tudo no palco. Zabumbeiro de um com sanfoneiro do outro, forró, xote, baião com reggae e choro, enfim, tudo para fazer a festa que promete ser a mais animada de todos os aniversários, do jeito que o forró de Brasília merece.

A programação do resto do mês é a seguinte: Dia 8 de outubro – Forrobodó (com nova formação) e convidados; Dia 10 de outubro (sábado) - Banda Bicho de Pé e Salve Jorge; Dia 15 de outubro - Trio Araripe; Dia 22 de outubro - Trio Juriti (lançamento do CD) e Meketréfe (de volta com nova formação).

Serviço:
Festa de 5 anos do Arena do Forró
Quinta-feira (1/10)
Trio Araçá, Forró Lunar, Raízes do Sertão, Trio Balanceado, Xote e o Mundo, Zabumbazul, Paulinho do Forró e convidados
Local: Arena Futebol Clube – Setor de Clubes Sul trecho 3
Horário: 21h
Entrada: R$ 15 - R$ 10 com o nome na lista do site www.arenadoforro.com.br
Classificação: 18 anos
Informações: www.arenadoforro.com.br e 9982-0123

Nenhum comentário: