segunda-feira, 9 de março de 2009

Edson Duarte e Trio Eu Tu Ela no Arena

Nesta semana, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Arena do Forró traz a Brasília duas atrações mais que especiais. A primeira é um trio cuja vocalista é uma mulher que acaba de ser mãe, o Trio Eu Tu Ela (ES), e um alagoano arretado que tem cerca de 300 composições gravadas por cantores e grupos de todo o país: Edson Duarte.

Edson Duarte: 15 discos, 300 composições e mais de 40 anos de forró

Nascido em Alagoas, José Euzébio da Silva começou a carreira artística como Pirril, mas foi como Edson Duarte que ele ficou conhecido. Com 13 anos de idade foi procurar trabalho no Rio de Janeiro e de música só sabia tocar pandeiro. Durante os três anos em que foi policial militar, ficou amigo de grandes nomes do forró pé-de-serra, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Ary Lobo, Trio Nordestino, Abdias e Noca do Acordeon.

Quando aprendeu a tocar triângulo, trocou a PM pelo trio “Os Três Cangaceiros”, ao lado de Severo e Parafuso (hoje de Os Três do Nordeste), com quem passou seis anos. Depois disso ele foi bombeiro, eletricista, pedreiro, mas continuava cantando forró aos fins de semana. Hoje, com mais de quarenta anos de carreira, Edson é considerado um mito entre os forrozeiros.

Foi o responsável por alguns dos maiores sucessos do forró pé-de-serra e suas canções ainda são gravadas por grupos atuais. Dentre as músicas que marcaram sua carreira como intérprete ou compositor estão “Forró Casamenteiro”, “O Homem da Perna de Pau”, “De Cigarro no Bico”, “Tocador de Tuba”, “Forró do Moraes”, “Olha o Rebolado Dela”, “Papagaio Falador” e “Careca não Entra”.

EU TU ELA: Trio de forró com toque feminino
Grupo capixaba com uma mulher no vocal reestreia para os forrozeiros de Brasília

Em 2006, o zabumbeiro Nino Brown resolveu montar um trio de forró pé-de-serra e estava atrás de um sanfoneiro. Então, resolveu procurar um velho amigo com quem já havia tocado em 1999, Paulinho, que acabava de chegar de São Paulo. Com um sanfoneiro e um zabumbeiro, agora só faltava um trianguleiro. “Nisso, vários nomes vieram à cabeça, mas nenhum perfil que se encaixasse na intenção do trio, que ainda não tinha nem nome. Depois de bater muito a cabeça, encontrei a solução que estava mais próxima do que eu mesmo imaginava”, conta Nino.

Ele acabou convidando sua companheira Xana Frainer, cantora e compositora, a largar o violão e assumir o triângulo e o vocal. “Logo no primeiro ensaio já se percebia que era pra valer, tudo se encaixou, ficou perfeito, Eu Tu Ela”, sintetiza o zabumbeiro. Completo e já com um nome de impacto, o Trio Eu Tu Ela resolveu pegar estrada com canções que foram sucesso com grandes vozes femininas, como Marinês, Marinalva, Marluce, Anastácia e Elba Ramalho, sem deixarem de lado Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Ary Lobo, Azulão, entre outros. Todas as músicas recebem o toque da voz forte e marcante de Xana.

Em 2008, o casal Xana e Nino deu uma pausa nas apresentações para o nascimento da pequena Nina, “futura cantora e forrozeira”, como dizem os pais, enquanto Paulinho resolveu aposentar a sanfona. Há cinco meses sem tocar em público, Nino e Xana reestreiam no palco do Arena do Forró com o sanfoneiro da cidade Juninho Ferreira, formando, novamente, o Trio Eu Tu Ela. O grupo chega com surpresas no repertório, mas promete lembrar os sucessos bastante aplaudidos pelo público forrozeiro de todo o Brasil, como “Moreno Faceiro”, composta por Xana, e “Menino Só”, composição de Kuque Malino, música com a qual o trio tornou-se finalista do 7º Festival Nacional de Forró de Itaúnas, em julho de 2007.

Serviço:
Quinta-feira (12/03)
Edson Duarte (AL) e Trio Eu Tu Ela (ES) – forró pé-de-serra
Local: Arena do Forró – Arena Futebol Clube, Setor de Clubes Sul, trecho 3
Horário: A partir de 21h
Entrada: R$ 15
Informações: 9982-0123 ou www.arenadoforro.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom!