terça-feira, 17 de março de 2009

Trios de forró vindos do Rio de Janeiro animam a quinta-feira no Arena do Forró

O Arena do Forró recebe nesta semana o melhor do forró carioca. Dois trios que chegam cheios de energia e são considerados promessas da nova geração forrozeira. Do Rio de Janeiro, os trios Rapacuia e Candieiro trazem o suingue e o molejo do bom carioca e se apresentam pela primeira vez em Brasília, nesta quinta-feira.

O Trio Rapacuia é novo para o público brasiliense, mas já vem com um título de peso: o de vencedor do 1º Festival de Forró de Ilha Grande, ocorrido em dezembro de 2008. A animação e a fidelidade às raízes tem cativado mais fãs a cada dia. Fernando Nazareth, o Fernandão, Rogério Lorão e Rafael Elias, o Meninão, são três cariocas amantes da cultura nordestina que se propuseram a espalhar a semente que Luiz Gonzaga plantou. Trio Rapacuia é uma alusão à música de Bezerra da Silva, que chegou a transitar pelo universo do forró-pé-de-serra.

O zabumbeiro e vocalista Fernandão morou em Pernambuco quando criança, onde teve seu primeiro contato com a cultura e o folclore nordestinos. É multi-instrumentista e criou um estilo próprio de tocar zabumba e cantar. Foi levado ao forró pé-de-serra por volta do ano 2000, com influências diversas e de outros tantos estilos musicas como: pop, rock, chorinho e soul.

Lorão também começou cedo no meio artístico,ainda criança, quando foi corista e apresentava-se com danças folclóricas da Alemanha. A paixão pelo forró veio primeiro por meio do artesanato. Ele viajava pelos festivais de pé-de-serra por aí vendendo o famoso pingente de triângulo, conhecido por quase todo forrozeiro. Um dia resolveu fazer um triângulo de verdade e tomou gosto pela música.

O sanfoneiro Meninão tem sangue nordestino nas veias. Seus pais nasceram em Exu, terra de Luiz Gonzaga, e ele começou a tocar sanfona aos 14 anos, sem a ajuda de ninguém. Hoje, aos 17 anos, arrocha o fole e mostra ao público carioca o melhor do forró-raiz. Não por acaso, foi dele o título de melhor sanfoneiro do festival de Ilha Grande, em 2008.


O Trio Candieiro nasceu numa das maiores escolas de forró do Rio de Janeiro, o “Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas”, popularmente conhecido como “Feira de São Cristóvão”. Tudo começou de uma amizade entre Rodrigo Cutia (zabumba) e Lelei (voz e triângulo), quando tocavam na feira. O sonho de formar um trio estava prestes a se concretizar, mas faltava o sanfoneiro. Quando conheceram Fabiano (voz e sanfona), não faltou mais nada.

Em 2006, o trio invadiu Itaúnas no VI Festival Nacional de Forró, chegou à final e recebeu o prêmio de melhor música e poesia, com a canção “Sertão Potiguá”, considerada por muitos artistas uma nova pérola do forró.

O Candieiro já se apresentou com grandes nomes do circuito do forró pé-de-serra no Sudeste, como Trio Xamego, Trio Potiguá, Trio Pé de Serra, Filhos do Nordeste, Trio Virgulino, Trio Classe A, Trio Araripe, Trio Araçá, Mestre Zinho, Edson Duarte e com a banda Forróçacana. Todos serviram de influência também ao repertório do grupo.

Serviço:
Quinta (19/03)
Trio Candieiro (RJ) e Trio Rapacuia (RJ)
Local: arena do Forró - Arena Futebol Clube - Setor de Clubes Sul, trecho 3
Horário: a partir de 21h
Entrada: R$ 15
CI: 18 anos
Informações: 9982-0123 ou www.arenadoforro.com.br

Nenhum comentário: