quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Forró e Nordeste no Festival de Cinema!!

Além de mim e do Galton, tem muita gente (bem mais experiente até) que resolveu levar a cultura nordestina e algo relacionado ao forró para o mundo audiovisual. Nas telonas do 41º Festival de Cinema de Brasília, que vai até o dia 27 de novembro, tem dois filmes que todo forrozeiro ou amante do que vem do Nordeste deve assistir. Tem um terceiro que vale a pena a gente se esforçar pra ver também porque o co-diretor é o Bruno Torres, forrozeiro e cineasta de Brasília.

O primeiro filme é "O Milagres de Santa Luzia", uma viagem pelo Brasil que toca sanfona, conduzida por Dominguinhos, principal sanfoneiro vivo do país. Entre encontros acompanhados de muita música e reunindo depoimentos de seus principais instrumentistas, o filme faz um mapeamento cultural das diferentes regiões do país onde a sanfona se estabeleceu. (fonte: Secretaria de Cultura)

Ele será apresentado nos seguintes horários, datas e locais:

Quinta - 20/11
Entre 16h e 19h30
Local: CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil

Sexta - 21/11
Entre 14h e 21h30
Local: Embracine CasaPark, Sala 7.

Sábado - 22/11
21h, Cinemark Pier 21

O Milagre de Santa Luzia
Direção: Sergio Roizenblit
Documentário, cor, 35mm, 104min, SP, 2008

Elenco: Dominguinhos, Sivuca, Arlindo dos 8 baixos, Camarão, Genaro, Pinto do Acordeon, Joquinha Gonzaga,Dino Rocha, Elias Filho, Gabriel Levy, Toninho Ferraguti, Mario Zan, Osvaldinho do Acordeon, Renato Borghetti, Gilberto Monteiro, Luciano Maia e Quartcheto, Luis Cralos Borges, Edson Dutra dos Serranos, Bagre Fagundes, Telmo de Lima Freitas e Patativa do Assaré.

O segundo filme que sugiro é de um amigo que ajudou muito no meu trabalho, o cineasta e ex-professor da UnB Pedro Jorge. O nome é "Brinquedo Popular do Nordeste", de Pedro Jorge de Castro (Documentário, cor, 25min, DF, 1977).
Tema: A beleza do artesanato do nordeste brasileiro, confeccionado com matérias-primas naturais como argila, madeira, e também com sucatas.
Esse filme só vai passar na versão do Festival feita para o metrô. Nos dias 21, 24 e 25, entre 16h30 e 19h30 serão apresentados 10 filmes, entre eles o que eu citei. As exibições serão nas estações Central, 108 Sul, Praça do Relógio e Terminal Ceilândia.

O terceiro filme não tem nada a ver com o forró, mas foi co-dirigido por um amigo forrozeiro (Bruno Torres) que, quando não está filmando ou atuando, está dançando forró por aí... Ele também me ajudou muito no projeto. O filme "À Margem do Lixo" fala da vida dos catadores de lixo.

As apresentações serão:


domingo - 23/11
20h30 e 23h30, Cine Brasília.

segunda - 24/11
16h e 19h30, CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil.

terça - 25/11
14h e 21h30, Embracine CasaPark, Sala 7.

quarta - 26/11
21h, Cinemark Pier 21


Bom, fora esses filmes, vale a pena ir ao festival pra conferir quantos puder... Para saber mais sobre o Festival, acesse http://www.sc.df.gov.br/festival
Divirtam-se. Ah! E quem quiser deixar comentários sobre o filme no blog, por favor, faça-o. Eu infelizmente não vou poder ver nenhum no festival agora...

Nenhum comentário: