domingo, 26 de outubro de 2008

Sobre a festa Por Amor ao Forró

Vocês pediram mais informações sobre a festa. Quem tiver paciência, leia com atenção...

O que você, forrozeiro, é capaz de fazer por amor ao forró? Viajar muitos quilômetros, enfrentar chuva, sol e falta de dinheiro, deixar de ir ao cinema ou ficar com a família, agüentar críticas de quem te acha um viciado bobo...? Até onde você iria para defender essa paixão e fazer com que outras pessoas também passem a amar o forró tanto quanto você?

Desde o início deste ano, eu e meu amigo Galton decidimos fazer um sacrifício pelo forró que iria colocar em jogo nossa carreira, nosso diploma e nosso bolso. Ao descobrir o movimento pé-de-serra, a devoção que jovens principalmente do Centro-Sul do país tinham pelo forró, o que eram capazes de fazer por ele, quisemos mostrar ao mundo que isso tudo existia. Já sabíamos que boa parte daqueles forrozeiros não gostava da idéia de divulgar o forró para não tirar dele o caráter “roots”, original.

Mas achamos importante mostrar para acadêmicos, teóricos e pessoas no geral que nem todo mundo segue um movimento, gosta de uma música, anda com um grupo só por causa do que a grande mídia os impõe. Vocês, forrozeiros, não são assim. Buscam suas músicas, compartilham uns com os outros, vão atrás por conta própria, não importa o que digam. E detalhe: tem muita gente que custa a acreditar que isso seja verdade.

Por todos esses motivos, resolvemos dedicar um ano de nossas vidas ao forró. Estávamos no último ano da faculdade de Jornalismo e tínhamos que escolher um tema para a monografia. Enquanto uns colegas analisaram teoricamente os rumos do jornalismo multimídia, outros falaram da TV pública, fizeram reportagens sobre os alcoólatras, nós dois resolvemos falar sobre forró.

Não foi nada fácil, muitos disseram que não íamos dar conta, que não tinha nada a ver. Além de enfrentarmos tantas críticas e tantos obstáculos, ainda tínhamos que tirar do nosso bolso o dinheiro para pagar as viagens, as fitas... Prefiro não falar quanto tudo isso nos custou, mas foi uma boa grana para dois meros estudantes estagiários. Pagamos quase tudo parcelado, chorando daqui e dali. Mas nada de patrocínios.

Depois de toda essa maratona, nosso documentário finalmente está quase pronto. Na primeira semana de dezembro, vamos apresentá-lo a uma banca de três professores da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília que vão decidir se merecemos o diploma de jornalistas ou não. Além deles, um público muito mais exigente – os próprios forrozeiros – estará avaliando cada detalhe, cada pedacinho da história que decidimos contar sobre vocês.

Mas nem tudo está resolvido. Ainda recebemos críticas, inclusive de forrozeiros, que acham que nada disso vale a pena. E ainda temos dívidas para pagar. E como não conseguimos saldá-las todas, resolvemos pedir ajuda a vocês, os personagens principais dessa história. Não queremos patrocínio, doação, nada disso. Pedimos apenas que vocês façam o que mais gostam de fazer: ir ao forró.

No próximo sábado – dia 01/11 – vamos fazer uma festa no Arena para arrecadar o que falta para o projeto. Graças à ajuda do Gilson - que faz o Arena do Forró -, do Trio Balanceado, do Paulinho do Forró, do Raízes do Sertão e do Forró Lunar, vamos tentar reunir boa parte das pessoas de Brasília que realmente seria capaz de fazer muita coisa “Por amor ao forró”. Aliás, é este o nome da festa e do nosso documentário. É essa a frase também que nos motivou a levar esse projeto até o fim. E são essas as atrações da festa – citadas acima. Uma festa de amigos para amigos.
Obrigada por ser um deles!
(quem não gosta da gente e não quer ajudar, apareça pelo menos para curtir...)

Serviço:
Sábado – 01/11
Festa "Por Amor ao Forró"
Atrações: Trio Balanceado e Paulinho do Forró. Participação especial: Forró Lunar e Raízes do Sertão.
Local: Arena Futebol Clube – Setor de Clubes Sul – Trecho 3
Horário: a partir de 21h
Entrada: R$ 10 para homens e mulheres em qualquer horário
Informações: 8162-8300 ou 9258-6982
Classificação: 16 anos

Nenhum comentário: