segunda-feira, 19 de julho de 2010

Primeira noite do Fenfit teve até forró em inglês

Não fui ao Festival de Itaúnas 2010, mas acompanhei a primeira noite classificatória das bandas pela rádio online Forró Brasileiro. A Forroots também está lá para transmitir, mas não consegui ouvir ontem. Durante o dia há entrevistas e ao vivo do Café Brasil também. (Dica: o player da Forró Brasileiro no site BH Forró estava com o som mais adiantado do que o do próprio site oficial). A única coisa que perdi foi o show do Trio Nordestino porque já era muito tarde e tinha que trabalhar hoje..

A primeira sensação que tive foi de inveja de quem está lá. Mas fechei os olhos e consegui me imaginar lá, lembrei-me de vários momentos engraçados e emocionantes que vivi nos três festivais que fui. Deu muita saudade.

Quem abriu a noite foi o Trio Candieiro (RJ), que pareceu ótimo, fazia tempo que não os ouvia e amei o repertório novo. Eles participaram do Fenfit em 2006 e levaram o prêmio de melhor música com Sertão Potiguá, que vive tocando nos forrós por aí.

Os jurados este ano são o Tiziu do Araripe, o maestro Calunga e o Pedro Nogueira, produtor do Rio. Não chego nem aos pés de qualquer um deles, não sou expert em música nem nada, mas faço aqui minhas considerações sobre os concorrentes de domingo no Festival.*

Melhor grupo da noite: Quarteto Capixaba (ES) - Participaram do festival ano passado e não ficaram entre os primeiros por pouco. Este ano eles voltam como favoritos. Show animado e com bom repertório. Veja um vídeo deles no Fenfit 2009 aqui

DestaqueZeu de Azevedo (ES) - Tudo bem que a pegada dele é mais pop e o repertório foi meio óbvio, mas ele conseguiu chamar minha atenção por um detalhe. Disse que mora há oito anos em Londres, recebeu o Trio Dona Zefa e o Trio Sinhá Flor quando foram em turnê para a Europa. Fez homenagem a Luiz Gonzaga misturando Asa Branca nos arranjos e ainda cantou, em inglês, as músicas Sala de Reboco e Neném Mulher.
Veja um vídeo dele tocando na Europa aqui

Promessa: Trio Bastião (SP) - O trio já estava entre meus favoritos porque vi dois shows deles aqui em Sampa e gostei muito. O grupo é animado, a maioria dos músicos é da Bahia, o que dá uma pegada interessante ao som deles. Faltou um pouco de afinação pro vocalista, mas eles foram bons mesmo assim.
Veja um vídeo deles tocando em Curitiba aqui 

Outros:

Forró Chibata (BA) - Não ouvi o show inteiro porque era o último, mas o grupo se destacou pela sanfona. O motivo é óbvio: o Maicom Fuzuê, do Trio Araçá, é quem tocou. Houve algum problema com o sanfoneiro deles. Nem preciso dizer que o som ficou bom né? Mas confesso que não pude avaliar muito bem o grupo porque o sanfoneiro já é conhecido e experiente... O repertório, até quando ouvi, estava bacana.
Não achei vídeo do grupo.


Trio Açuçena (ES) - Já participaram do Festival de Itaúnas em 2008 e do de Ilha Grande, no mesmo ano. Tiveram problema com o áudio da sanfona no início, o que os deixou um tanto inseguros. A pegada deles também é bem pop, estilo Forrueiros e Bicho de Pé
Veja um vídeo deles no Fenfit 2008 aqui

Trio Lumiá (MG) - Também já esteve no Festival de Itaúnas, em 2009. O sanfoneiro participou com o Rasgacêro em 2007 também. No show desta edição acho que faltou um pouco de harmonia, algumas notas saíram desencontradas.
Vídeo deles em 2009 aqui

*Colaboraram com a análise Diego de Araújo (trianglista do Dona Zaíra-SP) e Délio Cardoso (forrozeiro-DF)

Durante os shows dos concorrentes, estarei comentando tudo no twitter @adrianacaitano e no msn (mande e-mail avisando quem é pra eu adicionar)

Nenhum comentário: