sexta-feira, 23 de julho de 2010

Conheça as finalistas do Festival de Itaúnas 2010

Oi pessoal, peço desculpas por não ter continuado a fazer as análises dos grupos dia a dia. Na segunda nenhuma rádio transmitiu o evento e na terça eu soube que meu horário no trabalho iria mudar e eu teria que acordar bem cedo no dia seguinte. Logo, nada de dormir tarde demais, certo? (Abri exceção nesta quinta para escrever o texto abaixo)

Acabei perdendo o anúncio das finalistas do Festival de Itaúnas 2010, mas trago mais abaixo a lista passada pelo DJ Fabrício da Forró Brasileiro, que voltou a transmitir o Fenfit ao vivo (ouça aqui). O resultado já sai na noite desta sexta. No sábado, os quatro primeiros colocados se reapresentam e, em seguida, tem show do Santanna, o Cantador. De qualquer forma, as 12 bandas já estão garantidas no CD do Festival 2010, que será lançado em 2011.

Conheça abaixo um pouquinho de cada uma. As cinco primeiras se apresentaram na quinta e as outras sete tocam na sexta. Não conheço todas tão bem, mas fiz o que pude para dividir de acordo com a seguinte legenda:

APOSTA - as que acho possível ficarem entre as primeiras (o critério não é só meu gosto, mas me baseei no que percebi dos festivais anteriores, seguindo a tendência dos jurados); ATENÇÃO - as que talvez os jurados não escolham, mas merecem ser melhor observadas porque são boas; NÃO SEI - as que eu nunca vi ao vivo ou vi e não me lembro bem, portanto, não posso fazer juízo de valor; BACANA - as que conheço e gosto, mas ou não me lembro muito bem do som ou ainda precisam melhorar em alguma coisa; CURIOSO - pode não ter o melhor show do mundo, mas tem um item que chama a atenção por algum motivo.

FINALISTAS

- APOSTA Quarteto Capixaba (ES) - Participaram do festival ano passado e não ficaram entre os primeiros por pouco. O zabumbeiro D'Blase levou o título de melhor na última edição. Este ano eles voltam como favoritos. Mas o show da final não foi tão bom como o primeiro, o que pode prejudicá-los. Veja um vídeo deles no Fenfit 2009 aqui

- BACANA/CURIOSO Novinho em Folha (ES) - Ouvi pela primeira vez nesta quinta. Gostei do repertório (tocaram Carcará!), o vocalista tem a voz meio embargada, mas o que gostei mesmo foi o uso de um violino, coisa que não vemos com frequência no forró. Ele não estava tão sincronizado assim com a sanfona, mas ficou interessante. Não achei vídeo do grupo.

- CURIOSO Zeu Azevedo (ES) - (repetindo o que disse na segunda-feira) Tudo bem que a pegada dele é mais pop e o repertório foi meio óbvio, mas ele conseguiu chamar minha atenção por um detalhe. Disse que mora há oito anos em Londres, recebeu o Trio Dona Zefa e o Trio Sinhá Flor quando foram em turnê para a Europa. Fez homenagem a Luiz Gonzaga misturando Asa Branca nos arranjos e ainda cantou, em inglês, as músicas Sala de Reboco e Neném Mulher. Veja um vídeo dele tocando na Europa aqui

- BACANA Marcia Guzzo (RJ) - Sei que vi o show dela em Ilha Grande, em 2009, mas não consigo me lembrar de detalhes. Revendo um pedaço no youtube e ouvindo parte do show desta quinta, posso dizer que a moça é animada e tem um bom repertório. Veja o show dela em Ilha Grande aqui 

- ATENÇÃO/APOSTA (talvez) Trio Bastião (SP) - O trio já estava entre meus favoritos porque vi dois shows deles aqui em Sampa e gostei muito. O grupo é animado, a maioria dos músicos é da Bahia, o que dá uma pegada interessante ao som deles. O vocalista às vezes embarga a voz um pouco, mas gosto do conjunto da obra mesmo assim. Percebi que eles têm uma torcida forte lá em Itaúnas, mas já vi casos muito parecidos que não levaram o grupo ao topo, infelizmente. Veja um show deles em Curitiba aqui


- NÃO SEI/BACANA Forró da Gabriela (BA) - Esse realmente não conhecia (por isso coloquei "não sei"), mas, pelo vídeo e pelas primeiras músicas que consegui ouvir na quinta, parece bastante animado (por isso o "bacana"). O sanfoneiro é o Isaac, o último a acompanhar o Mestre Zinho. Veja vídeo aqui 


- ATENÇÃO Os 3 de Maria (SP) - Os meninos do trio são irmãos. Faz muito tempo que vi o show, não sei exatamente como estão hoje (não pude ouvir os shows deste ano). Mas fizeram uma apresentação bem legal e animada em 2009, quando também participaram do Festival. Dois deles são meus amigos de quem gosto muito. Veja um vídeo deles no Fenfit 2009 aqui

- APOSTA Coisa de Zé (SP) - São PhD em festivais. Foram finalistas em Itaúnas, em 2009, e participaram do de Ilha Grande também, no mesmo ano. Nas duas vezes achei que ficariam entre os primeiros, mas não aconteceu. O repertório é bom, são animados e têm presença de palco. Entre eles, alguns são amigos de quem gosto muito independente do som. Vídeo deles aqui (na época em que o Tatu ainda era o sanfoneiro) 

- NÃO SEI Forró Manga Rosa (MG) - Eles participaram do Festival de Itaúnas 2008, mas confesso que não me lembro de como foi o show. Os vídeos que vi são bacanas, mas, como não vi ao vivo nem ouvi o show desta edição, melhor não falar muito. Show em Itaúnas, 2008, aqui 

- BACANA Maria Filó (RJ) - Vi o show no Festival Ilha Grande 2009 e a vocalista chamou minha atenção pela irreverência e a afinação. O estilo é mais banda, tipo Bicho de Pé. Vídeo de um show aqui 

- APOSTA Pisada Nordestina (ES) - Eles são o antigo "Os 3 do Roçado", que participou de Itaúnas em 2008 e já tocou no Vix Roots e no Camping Roots. O grupo competiu também, já com o novo nome, do Festival de Ilha Grande 2008 (vídeo aqui), mas eu não fui. Não conheço pessoalmente, mas já ouvi falar bastante. Veja o vídeo aqui [ATUALIZAÇÃO ÀS 3H35 DA MANHÃ DE SEXTA/SÁBADO, ANTES DO RESULTADO: Ouvi o show na final, nesta sexta, e gostei muito. Principalmente do repertório. Percebi que o público ficou bem animado, o que é importante. Adicionei à categoria de apostas sem medo]

- APOSTA Trio Façuá (MG) - São velhos conhecidos, principalmente do pessoal de Brasília. Eu os vi pela primeira vez no Faiscada. Desde então já voltaram à capital várias vezes. Participaram do Festival de Itaúnas 2008 e, segundo me disseram, ficaram mais ou menos entre quarto e sexto lugares. Nem precisam de uma título em festival pra confirmar que são muito bons. Destaque para a gostosa mistura com a flauta transversal. Além de tudo, são amigos queridos. Confira aqui o vídeo da linda música que chegou a ser mostrada no quadro Garagem do Faustão.

Pode ser que eu tenha uma boa surpresa, até porque não ouvi ou vi o show de todos, mas torço simplesmente para que todos façam bons shows.
Conhece os grupos e não concorda com o que eu disse? Comente abaixo!

Nenhum comentário: