quinta-feira, 11 de março de 2010

Tem forró na Alemanha!!!

Em 1989, Luiz Gonzaga e Dominguinhos estiveram juntos na TV pela última vez e introduziram a música "Sete Meninas" com um curto diálogo em que o pupilo contava ao rei como os italianos o haviam recebido na Europa (vídeo abaixo). "Foi como cantar no quintal de casa", disse. Gonzagão perguntou: "Tocou forró puro? Não sofisticou, não". E Dominguinhos respondeu: "Não, porque pra sofisticar tem muita gente lá".



Lembro esse episódio para contar uma coisa curiosa sobre a expansão do forró mundo afora 21 anos depois. Há algumas semanas recebi dois e-mails que me chamaram a atenção. Uma moça alemã chamada Gundula e um rapaz brasileiro que vive na Alemanha chamado Jiordano ficaram sabendo do blog e do filme e queriam saber mais a respeito. Mandei um DVD para eles porque o Jiordano quer traduzir para o inglês ou o alemão e passar num festival de forró que ele organiza lá. Sim, ele organiza um FESTIVAL DE FORRÓ NA ALEMANHA! E ela, alemã, resolveu fazer a monografia do curso sobre o forró.

Vejam que lindo e emocionante é saber que nosso querido forró vai se espalhando pelo mundo. Já tinha comentado isso aqui quando falei sobre a turnê do Trio Dona Zefa e o Sinhá Flor pela Europa. Acho que também já cheguei a comentar da Associação Portuguesa de Forró, criada por brasileiros que vivem em Portugal e também me procuraram (com eles e vários outros do Brasil ainda estou em falta em relação ao DVD, que vergonha!)***

Resolvi colocar abaixo um bate-papo que tive com o Jiordano, da Alemanha, sobre o forró que ele faz lá. Vale a pena conferir o site deles, com fotos muito bonitas:

(primeiro e-mail dele)
Olá Adriana,
meu nome é Terra, estudo economia na Alemanha e organizo aqui, junto com meus irmãos, a festa Forró de Domingo desde outubro de 2006. Em 2008 lançamos o primeiro festival de forró da Alemanha, o Festival Forró de Domingo. E desde então esse festival rola uma vez por ano. Ano passado conseguimos trazer Miltinho Edilberto pra cá. Esse ano o festival acontecerá de 3 a 6 de Junho. E se tudo der certo, Miltinho vem pra cá de novo.

Bom, eu queria te perguntar, se nós poderíamos passar o filme que você produziu junto com Galton Sé aqui no Festival Forró de Domingo 2010. A idéia do festival é propagar com mais força o forró aqui na Europa. Ano passado não passamos nenhum filme (por não conseguirmos nada legal), mas ano retrasado eu dei uma "palestra" sobre o desenvolvimento do forró como música e dança, e o movimento forró universitário. (...)

(Outro e-mail - perguntas que fiz a ele)
Vocês são brasileiros, alemães?
Orra, sacanagem... Eu escrevo tão mal assim em português? ;) A gente é mais Brasil! Sim, somos brasileiros. ;)

Como conheceram o forró?
Somos de São Paulo. Entre 1998 e 2003 frequentamos o movimento do forró universitário. Acho que foi uma das melhores épodsa do forró em São Paulo...

Com que frequência tem forró aí?
A festa Forró de Domingo surgiu em outubro de 2006. Desde de 2007 a festa rola quinzenalmente. Um domingo sim, um domingo não.

De que músicos vocês gostam mais?
Cara, de todos que tocam um forró raiz, um bom pé-de-serra. De Luiz Gonzaga, Jackson, passando por Sivuca, Dominguinhos, Hermeto Pascoal (tem umas músicas dele que dá um forró muito bom), o pessoal do grande encontro, trios antigos e atuais até as bandinhas atuais, a maioria do Sul, Sudeste e Centroeste do país.
O que a gente abomina é o forró eletrônico/risca faca (nomes nem vale a pena citar ;))

Qual a fonte de pesquisa?
Internet. Não só baixamos músicas como também compramos cds. Hoje em dia possuímos um "CD-teca" que vai de Gonzaga a Forro in the Dark.

E quando é o evento em que vão passar o filme?
O evento onde passaremos o filme é o Forró de Domingo Festival 2010. Acho que em português seria mais conveniente escrever Festival Forró de Domingo 2010. Acontecerá de 3 a 6 de junho desse ano. Em 2008 fizemos o primeiro. Esse é o terceiro (rola anualmente).
O Forró de Domingo Festival 2008 foi o primeiro festival de forró na Alemanha. 2009 foi o maior da Alemanha (comecaram a surgir outros). E esse ano, podemos dizer que o Festival Forró de Domingo 2010 é o maior de toda a Europa. (abaixo o folder)



Bom, quem estiver passando pela Alemanha nessa época, dê um pulinho lá...




***PS: PRECISO MUUUITO DE ALGUÉM PARA COLOCAR O FILME POR AMOR AO FORRÓ NO YOUTUBE. NÃO TENHO MAIS DINHEIRO PRA TIRAR CÓPIAS E QUANDO TENTO PUBLICAR LÁ DÁ TUDO ERRADO. SE ALGUÉM TIVER UM DVD E ESTIVER DISPOSTO A ME AJUDAR, FALE COMIGO! OBRIGADA.

2 comentários:

ALine Xiba disse...

Ca-ra-caaaaaaaaaaaaaaaaa
Nao contive a emoçao em ler isto, as lagrimas rolaram sem controleeee!!!
Menina eu vou neste forró e vou ver se estão fazendo forró "como o Mestre mandou". Hj tenho a certeza que forró é uma religião, amamos e seguimos onde quer que estivermos!!!
Já tava triste que iria p Europa e ficaria sem forró um tempo...agora até animei mais!!!
Dri, vc é uma otima profissional.Tenho certeza que tudo que faz é com amor, por isso que tudo sai tao bem feito, fazendo todo mundo chorar sempre. Tenho certeza que será reconhecida....torcemos muito por vc!!!! \O/

Vc, como o forró, é ourooooo!!!!

Unknown disse...

EU COMO UM BOM CANTOR,COMPOSITOR E ARRANJADOR DE FORRÓ PÉ DE SERRA! SÓ TENHO A EXALTAR E AGRADECER A DEUS, AO FORRÓ, E A TODOS VOCÊS DE BOM GOSTO! QUE CURTEM E VALORIZAM O VERDADEIRO FORRÓ ARTE, O PÉ DE SERRA! EU WILLIAM WERNIER, CANTOR, COMPOSITOR E ARRANJADOR DE FORRÓ PÉ DE SERRA! QUERO EM BREVE PODER ME MANDAR DE MALA E CUA, PARA A EUROPA! PARA LÁ PODER DESENVOLVER UM TRABALHO GENUINAMENTE NORDESTINO, DE FORRÓ PÉ DE SERRA! LEVANDO ASSIM PARA O CONTINENTE EUROPEU, O MEU MELHOR DA ARTE NORDESTINA! DE UMA FORMA AUTÊNTICA, ORIGINAL E DE BOM GOSTO MUSICAL!!!