segunda-feira, 16 de junho de 2008

Cineasta suíço mostra documentário sobre forró no Festival de Montreaux

Filme foi feito por Bernand Robert-Charrue durante São João de Campina Grande em 2007. Em 11 de julho, evento vai fazer uma homenagem ao forró nordestino com artistas do Brasil

Glauco Araújo
Do G1, em São Paulo

O Festival de Montreaux vai fazer uma homenagem ao forró, no dia 11 de julho. O evento será realizado entre os dia 4 e 19 de junho, na Suíça, e também vai exibir o documentário "Paraíba meu amor", do cineasta suíço Bernand Robert-Charrue, que rodou parte do filme durante o São João de Campina Grande em 2007. A programação do festival prevê a exibição do documentário na sala Miles Davis, seguida das apresentações de Chico César, Trio Tamanduá, Flávio José, Pinto do Acordeon e Aleijadinho de Pombal.

O sanfoneiro Dominguinhos, que faz parte do filme, não estará no festival porque tem medo de avião. “Não viajo mais de avião. É uma pena porque a festa vai ser bonita”, disse o músico, lembrando a homenagem que será feita no evento para Luiz Gonzaga. Robert-Charrue passou esta semana em Campina Grande (PB)para aproveitar as festas juninas e prestigiar o show de Dominguinhos, no domingo (8), no palco principal do Parque do Povo. “Campina Grande tem os melhores músicos de forró pé-de-serra. Sou um apaixonado pelo ritmo”, disse.

O diretor pretende começar uma campanha de promoção do forró no exterior. O documentário tem duração de 80 minutos e traça uma linha paralela entre a representatividade do forró na cultura do nordestino e a vida na seca. O filme intercala entrevistas e apresentações de Chico César, nascido no Sertão do paraibano, Aleijadinho de Pombal, Trio Tamanduá, Pinto do Acordeon e o grupo Os 3 do Nordeste. “O filme será lançado no cinema suíço e depois na TV européia. Inicialmente, o projeto era apenas para a televisão, mas houve a demanda do cinema. É um efeito raro, pois quando a TV se interessa, o cinema não quer.”

Agradecimento
O lançamento do documentário em solo brasileiro aconteceu em João Pessoa, no dia 10 de março deste ano. Em Campina Grande, a avant-première ocorreu no dia 11. Em Patos, o evento aconteceu no dia 15 de março. As exibições do filme foram feitas apenas como agradecimento aos moradores da região, pois estas cidades serviram de cenário para o filme. Antes disso, o filme foi apresentado na cidade alemã de Karlsruhe, em 25 de janeiro.

Descoberta do ritmo
Bernard-Charrue disse ao G1 que descobriu o forró pé-de-serra quando esteve em Olinda (PE), em 2005. “Fui ao bar Bodega e tinha um trio de forró tocando lá. Nunca tinha ouvido e fiquei muito interessado. Depois, segui para o Rio de Janeiro para comprar CDs, mas não encontrei muita coisa.”
O diretor suíço pediu ajuda para um amigo que mora há 30 anos em Patos (PB). “Em pouco tempo ele me mandou todos os CDs de Pinto do Acordeon, Aleijadinho, Amazan e Flávio José e outros tantos.”

O documentário
A produção do filme começou em 2006. “Filmei boa parte durante o São João em Campina Grande, mas acabei voltando em dezembro do ano passado e janeiro deste ano para registrar o período da seca nordestina”, disse o suíço. O documentário mostra a união, em estúdio, de Dominguinhos com o acordeonista francês Richard Galliano. “Os dois deveriam se encontrar na França, mas Dominguinhos não viaja de avião. Então, o Richard disse que iria ao Brasil”, disse Robert-Charue.

matéria publicada no site G1, no dia 15/06/08

Nenhum comentário: