sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Grande compositor de forró, em Brasília

Gente, se tem uma coisa que devemos aprender a valorizar são os compositores da Música Brasileira. Eles são tantos, tão escondidinhos, tão desconhecidos e são os maiores responsáveis por grandes sucessos que temos na ponta da língua..

Hoje fui conversar com um professor meu da UnB sobre meu projeto final (que será, claro, sobre Forró) e descobri que ele é parceiro de composição de uma galera de peso, como Fagner e Dominguinhos. Dentre as pérolas que ele ajudou a compor, estão duas que eu particularmente amo de paixão. Aposto que vocês, forrozeiros de plantão, também conhecem pelo menos uma.

Para lembrar: o nome do meu professor é Clodo Ferreira, um grande artista (já gravou alguns cds, é conhecido no meio) e pesquisador da música brasileira, além de publicitário. É nordestino, mas mora em Brasília e dá aulas na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

apreciem sem moderação (todas de Dominguinhos e Clodo):

Querubim
http://www.brasilemvinil.com/faixa.asp?id=742
Ela é um argumento, é um sentimentotão singelo, tão bom
Ela é um instrumento, é meu pensamento devagar sem pensar
Ela ilumina a praça quando ela passa
fico assim, querubim, satisfeito sem explicação.

Volta e meia
http://www.brasilemvinil.com/faixa.asp?id=41
A terra é uma bola passeando pelo mundo
parecendo um vagabundo ou uma bola de bilhar
o dia é um pedaço que juntando faz um ano
carregando um oceano, mas sem nunca derramar
eu sou pequenininho, um grãozinho de areia
que dá uma volta e meia pra poder se equilibrar
e danço a minha vida carregado de lembrança, mas eu tenho esperança que a terra vai girar
De um lado bate sol, do outro escuridão
se eu morasse no Japão, ia já me levantar
de um lado é muita coisa e de um outro é muito pouco
desse jeito eu fico louco, mas a terra vai girar...

Nenhum comentário: