sexta-feira, 12 de setembro de 2008

IV Festival Brasília de Cultura Popular, com forró

Pessoal, oportunidade imperdível para quem sabe valorizar a cultura popular brasileira. Palhaços, mestres, brincantes e, é claro, forró, fazem parte dessa grande festa em homenagem ao que há de bom no nosso país e no de outros. E sábado tem Trio Alvorada (SP)!!!

Confiram:

O Complexo Cultural da Funarte em Brasília recebe, de quinta-feira a domingo, 11 a 14 de setembro de 2008, o IV Festival Brasília de Cultura Popular. O evento traz apresentações da Colômbia e de Pernambuco, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, além de debates, oficinas e exposições sobre elementos da cultura popular.

A abertura do evento será uma homenagem a Dona Elizene-Cacuriá Filha Herdeira, na quinta-feira, às 20h, no Teatro Plínio Marcos. A mestra Dona Elizene é herdeira direta dos criadores do Cacuriá, uma brincadeira popular, com dança e ritmo típicos do Maranhão. Ela viveu por 20 anos - até sua morte, há dois meses - em Brasília, onde difundiu a tradição com o grupo Cacuriá Filha Herdeira. A abertura do festival contará também com a apresentação do grupo Cavalo-Marinho Boi Pintado (PE), às 21h.

A história do festival começou há quatro anos, quando um grupo de artistas se juntou com a finalidade de criar uma brincadeira própria para a capital do país. O grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro conta, por meio de cantos, danças e brincadeiras, o mito do Calango Voador, criado por ele. A festa também reverencia outros seres como a Caliandra, o Elefante da Tromba D'água, o Gavião e o Guará, figuras criadas para povoar o imaginário popular brasileiro. Na programação constam grupos de diversos lugares do país e a uma atração internacional, o Grupo Socavón, da Colômbia.

Uma novidade esperada no festejo é a passagem do Calango. "Este ano o Calango passará voando pelo festival", promete o artesão Marcelo Chamoschine que levou mais de seis meses construindo o boneco. A festa conta ainda com um espaço para troca de saberes, por meio de uma roda de discussão, realizada em parceria com o Fórum de Cultura Popular do Distrito Federal. O público poderá visitar a feira cultural em que terão acesso a instrumentos, CDs, figurinos, livros e vídeos. Outra novidade é uma exposição com os elementos da cultura popular brasileira, na qual serão exibidos mais de 100 acessórios - incluindo figurinos de personagens, bois, pandeiros, rabecas, tambores e arcos.

www.seuestrelo.art.br | www.seuestrelo.blogspot.com

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 12 de setembro - Sexta-feira
Local: Teatro Plínio Marcos
20h - Abertura da Mostra Brasis com o Boi de Seu Teodoro (DF)
21h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e o Vôo do Calango Alado (DF)
22h - Renata Rosa (PE)

Dia 13 de setembro - Sábado
Local: Gramado do Complexo Cultural Funarte
9h - Troca de Saberes (está programada uma roda de debates e troca de conhecimentos entre mestres e brincantes da cultura popular. Roda de boi-bumbá, pífanos, cantadores, atores, dançarinos, palhaços e outros artistas durante toda a manhã)
16h - Grupo de Capoeira Angola N'Zambi (DF)
17h - Roda de Palhaços
18h - Mestre Badia Medeiros e Nego Brito (DF)
19h - Bateria da Escola de Samba Bola Preta de Sobradinho (DF)
20h - Chegada do Calango Voador (São Batuque e Circo Mirabolantes)
21h - Alessandra Leão (PE)
22h - Grupo Socavón (Colômbia)
23h - Afoxé Filhos de Gandhy (BA)
0h - Forró Trio Alvorada (SP)

Dia 14 de setembro - Domingo
Local: Gramado do Complexo Cultural Funarte
15h - Cia. ComFusão - Espetáculo Infantil
16h - Roda de Mamulengo
17h - Catupé Caboclo e Moçambique Santa Efigênia (MG)
18h - Maracatu Rural Piaba de Ouro (PE)
19h - Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e Convidados
20h - Afoxé Alafin Oyó (PE)
21h - Encerramento: Encontro dos Afoxés Alafin Oyó (PE) e Filhos de Gandhy (BA); Intervalos com Martinha do Coco (DF)

Nenhum comentário: