O piauiense Chambinho do Acordeon será Luiz Gonzaga |
Vejam a notícia enviada pela assessoria do filme:
Começam as filmagens de "Gonzaga - de Pai para filho", novo filme de Breno Silveira
Primeira sequência será rodada em show no Marco Zero, no Recife
No próximo domingo, 11 de dezembro, a partir das 18h, o show em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que ocorrerá no Marco Zero, no Recife, dará início às filmagens de “Gonzaga - de Pai para Filho”, novo longa de Breno Silveira, diretor que levou mais de 5 milhões de espectadores aos cinemas com “2 filhos de Francisco”.
“Dar início das filmagens no Recife é um sonho, ainda mais perto do aniversário do Luiz Gonzaga e no Marco Zero, um local histórico preservado. Gonzagão merecia uma biografia há muito tempo”, conta o diretor Breno Silveira, que teve a ideia inicial para o filme a partir de uma caixa de fitas cassete nas quais Gonzaguinha conversa com o pai.
O filme retrata a relação entre o sanfoneiro Luiz Gonzaga (1912-1989) e seu filho, o cantor e compositor Gonzaguinha (1945-1991). O papel do Gonzagão será dividido por três atores diferentes. O sanfoneiro Nivaldo Expedito de Carvalho, de 31 anos, mais conhecido como Chambinho do Acordeon, interpretará Gonzaga dos 30 aos 50 anos, período em que a carreira do músico deslanchou.
Nivaldo participará do show no Marco Zero onde será rodada a primeira seqüência do filme. O show com entrada franca terá apresentações dos músicos Nando Cordel, Jozildo Sá e Santana.
O filme marca a estreia de Chambinho no cinema, que irá contracenar com o gaúcho Julio Andrade (Cão sem dono), no papel de Gonzaguinha, e Nanda Costa, que interpreta a dançarina e cantora Odaléia Guedes dos Santos, mãe de Gonzaguinha.
A jornada de Luiz Gonzaga até se tornar o rei do Baião é mitológica. Ele gravou mais de 625 músicas, como o clássico “Asa Branca”. Já Gonzaguinha seguiu uma carreira totalmente independente do pai e também alcançou o sucesso nacional. É autor de alguns dos mais belos sambas de todos os tempos “O que é o que é?” (“E a Vida?”).
Após rodar esta sequência no Marco Zero, o diretor Breno Silveira retomará as filmagens em fevereiro, na cidade de Exu, onde Gonzagão nasceu, nos arredores da Serra do Araripe e no Rio de Janeiro.
Com distribuição da Downtown Filmes, produção da Conspiração Filmes, e coprodução da Globo filmes e D+Produções, o filme tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2012, quando será comemorado o centenário do nascimento de Luiz Gonzaga.
SINOPSE:
Um pai e um filho, dois artistas, dois sucessos. Um do sertão nordestino, o outro carioca do Morro de São Carlos; um de direita, o outro de esquerda. Encontros, desencontros e uma trilha sonora que emocionou o Brasil. Esta é a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, e de um amor que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.