segunda-feira, 27 de julho de 2009

Itaúnas 2009: resultado e comentários

Pessoal, aposto como muitos de vocês acompanharam o festival pela rádio Forroots ou já viram o resultado do Festival Nacional de Forró de Itaúnas de 2009 no site oficial. Mas coloco aqui de novo. Meus comentários detalhados sobre o festival vêm nos próximos três posts.

Neste, além da lista de vencedores, quero agradecer a todos que assistiram ao filme Por Amor ao Forró em Itaúnas e comentaram algo comigo(antes que perguntem: pretendo colocar o filme no youtube ainda nesta semana! Acompanhem por aqui ou pela comunidade do Orkut – Por Amor ao Forró, o filme).

Foi muito gostoso ver aquele tanto de gente no Café Brasil se emocionando com as cenas feitas com tanto carinho em homenagem àquelas mesmas pessoas que estavam ali. Muito bom ouvir agradecimentos dos nativos de Itaúnas que se sentiram representados. Obrigada pelas críticas e pelos elogios. As discussões foram saudáveis, entendo o lado de todo mundo e não ficaram mágoas. É interessante ver como realmente não há um padrão de pensamentos entre os forrozeiros.

Enfim, apesar de eu ter tido momentos de tristeza por bobeira, aprendi muita coisa com todos ali. Voltei dessa viagem mais confiante, mais pensativa, mais cautelosa, mais apaixonada por forró e pelas pessoas que o sustentam. Agradecimentos especiais à Juliana e ao Paulo, que organizam aquele festival tão lindo, e ao Renato, que me deu a maior força do mundo para conseguir passar o filme lá e me apresentou a tanta gente legal.

Vejam a lista abaixo e depois tentem ler os três longos textos que fiz sobre os exemplos de superação que vi durante o festival.
Abraços a todos e estou de volta!

Interprete
Indicados:
Forró Maromba
Trio Balance - Dudu
Mariana Melo
Vencedora: Mariana Melo

Sanfoneiro
Indicados:
Dona Zaíra - André
Forrobodó – Erivaldinho
Trio Lua Cheia – Francisco
Vencedor: Forrobodó – Erivaldinho

Zabumbeiro

Indicados:

Forrobodó – Vinicinhos
Quarteto Capixaba – Mauro D’Blase
Mariana Melo - Daniel
Vencedor: Quarteto Capixaba – Mauro D’Blase
Triangulo

Indicados:

Tres Tinguá – Rony Soares
Forrobodó – Luiz Feijoli
Trio Lua Cheia – Rafael
Vencedor:  Tres Tingua – Rony Soares

Revelação do FENFIT 9ª Edição
Bruninho do Acordeon (BA) e Carolina do Forró de Ponta (RJ)

Vencedor

Indicados:

3o Lugar - Dona Zaíra (SP) – Tome Forró
2o Lugar - Raizes do Sertão (DF) – Ninguém Mete a Mão
1o Lugar - Trio Balance (MG) – Lembre de Mim

Nenhum comentário: