terça-feira, 30 de junho de 2009

Uma questão de justiça...Sobre o Falamansa

Todos sabemos que ninguém agrada a gregos e troianos e que nem Cristo agradou a todos. Logo, quem sou eu para querer esse feito?! Mas acho que, mesmo que uma pessoa não goste de uma coisa, ela deve ser justa. Não gosto por isso e isso. Todos têm esse direito. Assim como todos têm o direito de não concordar. Este post é uma resposta ao que acredito ter sido uma injustiça. Explico:

Hoje uma forrozeira me disse estar decepcionada com o filme Por Amor ao Forró porque leu um comentário sobre ele no blog do Falamansa. O detalhe é que ela nem viu o filme. Mas tudo bem. Fui ler o blog para conferir a reclamação. É verdade, o Tato não gostou do filme porque acha que falamos mal do grupo. E eu discordo completamente!! Mesmo que tenha minha opinião pessoal, eu jamais falei mal de qualquer banda de forró universitário ou do próprio estilo neste blog, no filme ou em e-mails. Falo mal do forró eletrônico porque não gosto mesmo, mas respeito. Cada um no seu quadrado, oras! Mas do universitário, não. Forró Lunar é universitário e pé-de-serra ao mesmo tempo e sempre divulgo o que eles fazem quando fico sabendo. Já divulguei eles várias vezes e torço muito pelo sucesso do grupo, do jeito que eles quiserem ser.

Mas sabemos que o radicalismo existe entre forrozeiros e é inevitável... Até eu sou muitas vezes... Porém repito: todos têm direito de gostar ou não de alguma coisa, do meu filme, do Falamansa, do que for.

Bom, já que o Tato pode se expressar à vontade no blog dele eu também posso no meu, né? Então, leiam abaixo o que ele disse e depois parte do e-mail que mandei pra eles em resposta. Comentem! Concordem com o que quiserem! Vocês são livres! Só peço uma coisa: sejam justos, sempre! Ah, e nada de tiro nas costas nem xingamentos, ok?

Do blog oficial da banda Falamansa:
"(...)Em especial, quero falar da honra que foi tocar em Caruaru!!!

Pra quem não sabe, esse ano os organizadores proíbiram as bandas que usem da pornografial visual e musical, de participarem do evento, só chamando quem tocasse o autêntico forró pé-de-serra. Então... nos chamaram!!!! Que lindo!!! Foi um show para lavar a alma (com direito a choro no palco do Dezinho!) e confirmar de vez a Falamansa como representante do forró legítimo brasileiro!!!

Logo que voltei dos shows fui assistir um documentário chamado "Por amor ao forró" feito por uma galera bem bacana mas fiquei meio triste por ver a Falamansa retratada alí como alguém que "joga as tradições no lixo"(frase extraída do documentário).

Poxa vida!! Faz 14 anos que luto pelo forró pé-de-serra divulgando com amor e garra não só minha banda mas também os trios e outros grupos sempre buscando fazer o meu melhor, e ainda tenho que ouvir isso. O documentário fala de tantas coisas boas do forró e não nos inclue nelas e na hora de falar mal , é a única hora que eu apareço no filme inteiro!!! Sem contar que a maioria das pessoas que aparecem no filme, conheceram o forró diretamente ou não ,graças a Falamansa. Estão vendo a montanha-russa das contradições!!!! Acabo de representar o forró pé-de-serra em Caruaru, a capital do forró, mas ainda tem gente (do próprio "time") que não aceita a nossa música como um dos representantes do estilo.

Eu não devia me importar, mas me importo!!! Enquanto não sermos uma força só, defendendo o mesmo ideal, perderemos espaço para esse forró da pouca vergonha que vem crescendo a cada ano! Sou um soldado de Luiz Gonzaga tomando tiro pelas costas! Já estou cansado!!! E aos "radicais do forró" eu peço...PAZ!!!

Canta que a fala é mansa!!!
TATO
Pensamento do dia: O mundo dá voltas!!!"

/////
Resposta Adriana Caitano (em nome do Galton também):

"Querido Tato,
Sou a Adriana Caitano, que, junto com o Galton Sé, fez o filme Por Amor ao Forró. Vi que você comentou nosso filme no seu blog. De certa forma fico feliz por saber que você viu e é bom ter um feedback disso. Mas algumas coisas precisam ficar claras.
Passamos um ano fazendo pesquisa para esse filme. Viajamos para São Paulo, Rio de Janeiro, Itaúnas. Entrevistamos muita gente, muita mesmo. E, surpresa: quase TODOS disseram que começaram a gostar do forró por causa de vocês. Nós mesmos, eu e o Galton, estamos nessa. Mas no começo da pesquisa sentimos que a maioria desses forrozeiros mais radicais faziam cara feia quando ouviam uma música de vocês. Mesmo que "Xote da Alegria" tenha sido a primeira música que realmente os tenha feito dançar forró na vida. Como pesquisadores, não poderíamos ignorar aquele fato. Estávamos fazendo um documentário sobre um grupo de jovens que adora o forró pé-de-serra e, infelizmente, é radical mesmo.
Mas quando percebemos a importância - muito maior do que nós pensávamos - que vocês tiveram para que esse movimento pé-de-serra sobrevivesse, decidimos entrevistá-los. Já tínhamos escutado muitas críticas à mistura que vocês faziam do trio com outros instrumentos. Não seríamos jornalistas se simplesmente deixássemos essa ideia prevalecer sem vocês responderem. E você respondeu: "Luiz Gonzaga já fazia isso, não estamos mudando nada...". Fomos jornalistas fiéis aos fatos quando mostramos que os jovens conheceram o forró universitário com vocês (você viu mesmo essa parte?) e alguns resolveram pesquisar de onde vinha aquilo e começou a se fechar em redutos para ouvir só o que era mais antigo. Radicalismo, que seja. Mas é fato.
Dê uma olhada em um trecho do roteiro do filme:

Magno (produtor de foró -SP): “... o próprio Luiz Gonzaga usava viola, cavaquinho, violão de sete cordas, outros instrumentos."

NARRADOR: GUITARRA... BAIXO... E BATERIA TAMBÉM ENTRARAM NA MISTURA ....E NA MÍDIA. (APARECE IMAGEM DO SHOW DO FALAMANSA) E NO SUDESTE, NASCIA O FORRÓ UNIVERSITÁRIO.

Ivan Lima – produtor e pesquisador de forró SP: “Quando teve esse ressurgimento do forró na mídia, no final dos anos 90, o formato trio foi jogado totalmente pra escanteio entrou o formato banda de forró pé-de-serra, o que ou seja, seria uma incoerência já no nome.”

Tato – vocalista do Falamansa: “A gente nunca deixou de colocar sanfona, zabumba e triângulo como frente do nosso trabalho, mas enriqueceu com instrumentos que já são usados há mais de 50 anos dentro do movimento.”

NARRADOR: É...A POLÊMICA VAI LONGE. / MAS O UNIVERSITÁRIO ATIÇOU A CURIOSIDADE DE MUITOS JOVENS, QUE FORAM ATRÁS DAS ORIGENS DO FORRÓ...


Diga sinceramente: Você acha que falamos mal de vocês nessa hora? Porque nunca foi a intenção ou o que ficou no filme. Mostramos ele a amigos, professores, forrozeiros, roqueiros, gente que nunca tinha ouvido forró e ninguém, ninguém mesmo pensou isso (pelo menos não falou). Aliás, muita gente adorou o fato de a gente ter mostrado a importância de vocês. Gente que nem sabia a diferença entre forró e aquelas músicas cheias de apelo sexual percebeu que vocês têm importância que, mesmo com radicalismos e tantas mudanças por aí, continuam firmes.
Talvez você tenha ficado chateado com o que um dos entrevistados disse sobre vocês, o Ivan. E tinha coisa pior. Mas não queríamos alimentar a polêmica, apenas mostrar que vocês existem e sempre foram muito importantes para o forró. Mas não fomos nós, eu e o Galton, que dissemos aquilo. Não importa se concordamos ou não. Só mostramos a opinião de uma pessoa que fazia parte daquela história, assim como vocês.
Em algumas entrevistas que demos sobre o filme, fizemos questão de dizer que o forró universitário é importante, que não tem mesmo que ter essa briguinha. Mas tem, infelizmente. Em Brasília, em São Paulo, no Nordeste... Espero que consigamos lutar JUNTOS pra manter o forró pé-de-serra sempre vivo.
Ah, se me permite, posso dar uma dica? Não se importe com o que as pessoas do "time" falam ou deixam de falar de vocês. Muitos vão continuar fechando a cara para o som que o Falamansa faz. Mas quase nenhum nega que foi por causa de vocês que eles tiveram a curiosidade pelo forró atiçada.
Mas eles têm o direito de não gostar disso ou daquilo.
Boa sorte pra vocês, sucesso sempre e que vocês continuem levando o forró mundo afora, como soldados de Luiz Gonzaga. Nada de tiro nas costas. Ninguém quer tanto o mal de vocês.
PAZ!!!
Adriana Caitano"

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Forró é pra todo mundo - poesia!

No programa Papo Firme (Rádio Cultura) de ontem (dia 25), um poeta de Brasília chamado Adilson Cordeiro, o Didi, me mostrou uma poesia que ele fez no período junino de 2006 sobre o forró. Achei muito interessante e pedi para ele me mandar para colocar aqui.

Didi é mineiro, mas tem parentes no Nordeste e não esconde a admiração por essa terra. Tem um livro de poesias publicado e já fez uma para homenagear Patativa do Assaré, grande poeta e cordelista nordestino que morreu em 2002. Patativa foi autor de músicas conhecidas, como Triste Partdia, gravada por Luiz Gonzaga.

Aí vai a poesia do Didi, em homenagem ao forró, a São João e ao Nordeste!

FORRÓ É PRA TODO MUNDO!

Dança o pobre, dança o mendigo
Dança o nobre, dança o rico
Balança o bode e o jerico

Dança a menina, bailarina
Na surdina e na serpentina
Com champagne e canjebrina

Toca a sanfona, triangulo e pandeiro
Toca o cafona, elegante pagodeiro
Dança profana, de monge, brejeiro

Levanta a poeira, padroeira no altar
Remenda a goteira da sala de estar
Bate perna, esperta, oferta, de ofuscar

Um fogo, fogão, fogueira
Um jogo, pavão na cumeeira
Sufoco, broto, mulher rendeira

É o forró que une o povo no arraial
Animação, a razão no S. João, natural
Coração, muitas vezes, supera o carnaval!!!

Didi/2006

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Bandas selecionados - Brasília tem representantes em Itaúnas!

Saiu o resultado da seleção de bandas e trios do Festival de Itaúnas 2009!

Neste ano, Brasília tem DOIS representantes!! O Raízes prometeu e conseguiu! está lá, com a música "Ninguém Mete a Mão". E a surpresa: o Balalaica conseguiu mais uma vez. Eles participaram do festival em 2007 e vão de novo em 2009.

Ainda tem o retorno do Dona Zaíra (SP) e do Balancê (MG), depois de serem finalistas em 2008. A disputa vai ser quente mesmo, porque ainda tem o Forrobodó (SP) e o Caeté (SP), que já tocou aqui em Brasília e arrasou...

Confira os selecionados para competir:

20/07/09:
- Baião do Bom -MG
Daquele Jeito que Deus Planejou
- Trio Caeté - SP
Forró do Benedito
- Restalhos Nordestinos -SE
Pássaro Livre
- Botando Quente -SP
Cadê meu Xodó
- Trio Lua Cheia – RJ
Bonito pra chover
- Forró Maromba – SP
Hoje


21/07/09
- Trio Lumiá -MG
Vai dar pé
- Forró di Doido - RJ
Apanha mas é feliz
- Três Tinguá - SP
Pica o Pé
- Quarteto Capixaba ES
Hino da terra
- Camanducaia – SP
Ilustre Cantador
- Dona Zaíra – SP
Tome forró

22/07/09
- Forró de Ponta -RJ
Docinho de bem querer
- T. Clandestino -MG
Novo verde tabuleiro
- Forrobodó - SP
Dona Flor
- Areia Branca – PR
Dia Perfeito
- Raízes do Sertão - DF
Ninguém mete a mão
- Forró Chibata – BA
Os lindo olhos de Joane

23/07/09
- Balalaica - DF
Forró do dengo meu
- Os 3 de Maria -SP
Volte amor
- Forró Fuleiro -SP
O forró ta bom
- Bruninho do Acordeon-BA
Forró sem segredo
- Mariana Mello – RJ
Coisa Boa
- Trio Balancê- MG
Lembre de mim


http://www.forrodeitaunas.com/conteudo.php?id=425

Forró pé-de-serra no Correio Braziliense!!!

Como prometido, o Correio Braziliense fez uma matéria super bacana sobre nosso querido forró. Depois de mais de um mês de explicações e sugestões, nós, forrozeiros, fomos capa do caderno de cultura (Diversão & Arte) desta quarta-feira, dia 24 de junho, dia de São João!

Só tenho a agradecer ao Sergio Maggio (sub-editor), para quem foi entregue a sugestão, o Rosualdo Rodrigues (que registrou tão bem nosso "mundo") e a fotógrafa Monique Renne. O texto está tão bom que nem preciso dizer muito. Só fazer uma errata: quem estava tocando no Arena eram Os 4 Mensageiros, não Cavaleiros. O restante está bom demais... Confiram:

É são-joão o ano todo!

Alheios a modismos, jovens classe média de Brasília cultuam o autêntico forró pé-de-serra em encontros semanais

por Rosualdo Rodrigues





Quinta-feira, 23h42. Na sede do Arena Futebol Clube, Setor de Clubes Sul, o grupo paulista Os 4 Cavaleiros sobe ao palco e é recebido com palmas e gritos entusiasmados da plateia. No primeiro forró, cerca de três dúzias de casais já rodopiam pelo salão, aquecidos pelo som do DJ que rolava desde as 22h. Ao pé do palco, um animado aglomerado de pessoas assiste à apresentação, mãos para o alto, fazendo coro ao refrão “o cheiro da menininha é um cheiro diferente/ o cheiro da menininha é um cheiro diferente…”. Parece show de rock.

E a euforia não tem necessariamente a ver com a data de hoje, dia de são-joão. O ano todo, semanalmente, a cada quinta-feira, média de 500 pessoas, a maioria entre 20 e 30 anos, comparece ao Arena do Forró. Muitos repetem a dose no dia seguinte, no Forró Ispilicute, do Clube Cota Mil. Mas quando inaugurou o projeto do Arena, o produtor Gilson Mendes, 43 anos, não imaginava que estava dando início a um fenômeno curioso: o apaixonado culto de jovens brasilienses de classe média ao forró pé-de-serra, como é chamada a tradicional música nordestina que tem na base sanfona, triângulo e zabumba. Favor não confundir com “forró universitário”. Os forrozeiros fervorosos agradecem.

No entanto, o culto não se limita aos encontros semanais. Procurar raridades do gênero em velhos discos de vinil e tomar excursão de ônibus para participar de festivais de forró em cidades como Itaúnas (ES), São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte é comum para esse público. “São pessoas esclarecidas que percebem que o que se ouve por aí é comercial e sentem necessidade de resgatar as raízes, o original”, define a jornalista Adriana Caitano, 23 anos, forrozeira assumida.

O interesse de Adriana pelo forró começou assim: entusiasmada com as aulas de dança na hora do almoço, na UnB, onde estudava jornalismo, resolveu ir sozinha em uma excursão para o Festival de Forró de Itaúnas, no litoral do Espírito Santo. No ônibus, ouviu pela primeira vez a música da paraibana Marinês. “Era um disco antigo, com aquele chiado de vinil, e todo mundo vibrava, mas estranhei. Forró para mim era Falamansa, Forroçacana. Depois é que entendi que aquelas pessoas tinham interesse em toda uma cultura. A maioria começa a se interessar por meio da dança, mas depois descobre que o forró é algo maior.”

O contato despertou o interesse na então estudante em entender melhor aquela paixão. E assim o assunto virou tema de seu projeto de fim de curso, o videodocumentário Por amor ao forró. Feito no ano passado em parceria com o colega de turma Galton Sé, 24 anos, o filme de 25 minutos viaja dos forrós brasilienses a Itaúnas para mostrar essa tribo que conhece de cor letras de forrós de artistas como Trio Nordestino, 3 do Nordeste, Marinês e sua Gente, Zinho, Edson Duarte e, claro, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, além de saber separar joio e trigo no assunto. “Se eu trouxer um grupo ruim, só para preencher a programação ou ganhar dinheiro, vou ouvir muita reclamação”, diz Gilson, explicando o nível de exigência dos forrozeiros.

Na verdade, a paixão de jovens pelo forró pé-de-serra não se restringe a Brasília, se espalha por Centro-Oeste e Sudeste, fazendo com que uma rede de contatos se estabeleça a partir dos encontros nos festivais. “Hoje tenho amigos no Rio, em São Paulo e Belo Horizonte que conheci no forró”, conta Adriana. A amizade também se dá entre público e bandas, grande parte delas radicada em São Paulo, embora Brasília também tenha seus grupos: Forró Lunar, Xote o Mundo, Raízes do Sertão… E se não tem sanfoneiro, cabe ao DJ segurar a animação. É quando entram em cena Leozinho Pé-de-Serra, Lêu, Chico Gorman, Cacai Nunes. Cada um com seu perfil, pode tocar só pé-de-serra ou ser mais flexível. “Mas pé-de-serra é diferente. A sensação é de estar no Nordeste, no interior”, ressalva Adriana Caitano.

AMANTES DO FORRÓ

Paixão no braço


O DJ Carlos Caddah, 24 anos, toca de tudo, de acordo com a festa para a qual é contratado, mas a paixão verdadeira ele traz tatuada no antebraço. Lá está escrito “pé-de-serra”. Carlos chegou ao forró levado pelo irmão, após um término de namoro. Virou paixão. “Toco house, technohouse, mas o forró é tem mais alegria”, avalia. Além de tocar, é pé-de-valsa… Ou melhor, de forró. Ano passado, ele ganhou um concurso de dança em Ilha Grande (RJ).

Aonde o forró está

A psicóloga Tatiana Moreira, 26 anos, frequenta os forrós desde 2003. Já foi ao Forró do Magnata, em São Paulo, a um festival em Santana do Parnaíba, ao Forró da Melancia, em Belo Horizonte, e, claro, a Itaúnas. Antes de descobrir o pé-de-serra, curtia “forró estilizado”, como ela chama o que tocava em lugares que frequentava, como Don Taco e no Café Cancun. Já tem tudo acertado para voltar a Itaúnas este ano.

Ritmo do triângulo

Eder Rogério, 24 anos, o Rogerinho, estava no Exército quando se apaixonou pelo forró, há seis anos. Largou a carreira militar para viver de música. Toca triângulo na Raízes do Sertão, a banda de Brasília que mais repercute fora daqui. “O forró me mudou”, assegura. Em julho, a Raízes toca em duas casas de forró de São Paulo: Remelexo e Forró de Celinho. As expectativas também estão voltadas para a Itaúnas. “Mandamos uma música e vamos ser o único grupo de Brasília no festival”, prevê.

Dicas de forrozeiro

* Os forrós do Arena e Ispilicute são mais fiéis ao pé-de-serra. No Caribeño toca mais forró universitário.

* Mulher que vai ao forró de salto alto demonstra que não tem intimidade com o ritmo. Forrozeira autêntica usa sapato baixo ou sapatilha.

* A galera que fica perto do palco demonstra que é mais ambientada no forró. Os que ficam no fundo do salão ou estão indo pela primeira vez ou são frequentadores eventuais.

* A dança dos forrozeiros do Sudeste e Centro-Oeste é diferente do miudinho dos nordestinos. Geralmente é mais devagar e cheia de volteios.

* As excursões para os festivais são oportunidade de se entrosar com outros forrozeiros. Um pacote para Itaúnas, em julho, custa em média R$ 700.

ONDE DANÇAR

* Forró Iscundidin — Clube do Rocha, Setor de Clubes Sul. Não acontece toda semana. Ingressos a R$ 5 antes das 21h e R$ 10 após as 21h. Universitários com carteira de estudante têm desconto de R$ 5 após as 21h.

Quinta-feira

* Arena do Forró – Arena Futebol Clube, Setor de Clubes Sul, trecho 3. A partir das 22h. Ingressos a R$ 15 (homem) e R$ 10 (mulher). Homens podem pagar R$ 10 se incluírem nome na lista no site www.arenadoforro.com.br.

Sexta-feira

* Forró Ispilicute — Clube Cota Mil, Setor de Clubes Sul, trecho 3. Das 20h às 3h. Ingressos: R$ 10 (homem) e R$ 5 (mulher) até 22h. Depois, R$ 15 (homem) e R$ 10 (mulher). Não recomendado para menores de 18 anos.

Domingo

* Forró Sol e Lua – Caribeño, Setor de Clubes Sul. A partir das 16h. Até 18h, homem paga R$ 10 e mulher, R$ 5. Depois, eles pagam R$ 15; elas, R$ 10. Não recomendado para menores de 18 anos.

Itinerante e sem data

* Forró Discreto, projeto recente que acontece pelo menos uma vez por mês em algum lugar do DF. Já foi a Águas Claras, Lago Oeste e Guará.

Veja trechos do videodocumentário Por amor ao forró, de Adriana Caitano e Galton Sé. Saiba também onde estão os festivais pelo país.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Agenda junina!

Vou atualizando aqui aos poucos, à medida que eu for descobrindo...

Sexta-feira (26/06)

Festa da Ceu, Casa do Estudante universitário da UnB, com Zé do pife e as Juvelinas, e Raízes do Sertão. Também tem DJ Da Luz e Nankassa.
Entrada grátis!
local: pátio da CEU, L4 norte

Tem Lorota Boa na festa Junina do Terraço Shopping, a partir de 19 horas!

O show FREVOFORRÓSAMBA anima a festa junina da Caixa. No palco, Renata Jambeiro, Chico César e o grupo Zé Da Guiomar.
Caixa Cultural
Sbs qd 04
19h30
Classificação 16 anos


VÁRIAS BANDAS COMANDAM A FESTANÇA NO SÃO JOÃO DA AABB, A PARTIR de 19h.
AABB
SCES TRECHO 02
SEXTA E SÁBADO
CLASSIFICAÇÃO 16 ANOS

Os grupos Raízes Do Sertão e Balalaica tocam no Arraiá da Alegria, na Procuradoria da República no DF
604 sul
19h
Classificação livre


Sábado (27/06)
Tem a tão esperada Festa Junina da Fal – Fazenda Água Limpa da UnB -, organizada pelos alunos de Agronomia da universidade.
Com Forró Lunar e Trio Nordestino (acho que não é aquele verdadeiro, porque não está na agenda oficial deles, mas não consegui confirmar)
Horário: A partir de 22h
Ingressos a R$ 7 antecipado (no CA de Agronomia ou com alunos também de Veterinária e Engenharia Florestal) ou R$ 10 na hora.
Informações: comunidade do orkut dos cursos acima ou 9928-0339 (Ana Flávia).
Mapa no site www.unb.br/fav

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Forró autêntico ainda existe no Nordeste sim!

Vejam a matéria que saiu nesta segunda-feira, dia 22, no Jornal Hoje. Pelo menos nessa época as pessoas lembram que o forró existe, né?

Sanfonas são atração em festas no Nordeste
O Jornal Hoje mostra as comemorações das festas juninas no nordeste. O melhor forró é o que tem sanfona, triângulo e zabumba.
(veja o vídeo aqui !)

O que nem todo mundo sabe é que nem há dois tipos de sanfona. A de 20 baixos, que tem teclado e a de oito baixos, muito mais difícil de tocar.

Na barraca da feira, senhor João Balbino, vende roupas para sustentar a mulher e os três filhos. O feirante tem alma de artista e uma vocação especial: é sanfoneiro famoso na região. Até ganhou um nome artístico: ‘Fogoió dos oito baixos’.

Autodidatas, apaixonados. São poucos os instrumentistas que tocam a sanfona de oito baixos. Ela não tem teclados. É menor, mais leve e muito mais difícil de tocar do que a sanfona mais conhecida.

“É o forró gostoso é o de oito baixos. Pé-de-serra legítimo e oito baixos, mas é difícil dominar esta caixinha aí? Com certeza é complicado. “É complicado. É instrumento de doido”, fala Severino Inácio dos Santos.

Quem aprende não para mais. Seu Severino é porteiro de edifício, mas no São João ele brilha nos palcos.

O feirante fogoió também vira atração. “Para mim é gostoso demais”, conta. Não existe escola ou livros pra ensinar a tocar a sanfona de oito baixos.

A tradição é repassada de pai para filho, ou através da sabedoria dos artistas populares. Homens, na maioria analfabetos diante das letras, mas mestres com as notas musicais. Eles levam nas mãos o futuro do instrumento que deu origem ao forró.

Pedreiros, biscateiros, feirantes, porteiros e, sanfoneiros de talento, eles se juntaram para formar a Orquestra Sanfônica de oito baixos. A única do país.

Um símbolo da resistência do instrumento que faz parte da memória afetiva dos nordestinos. “Nos anos de 1900 era um instrumento que tinha no sertão então foi através do oito baixos que começou o forró. O oito baixos tem essa raiz e precisa ser preservado”, conta Leda Dias.

Beatriz Castro - Recife

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Forró na mídia - TV Globo DF!

Pessoal, aos poucos o forró pé-de-serra vai conquistando seu espaço. Com um pouco de insistência, vamos conseguindo mostrar pra mais gente por que, afinal de contas, gostamos tanto dessa representação da cultura brasileira.

Quem esteve no Arena na última quinta, dia 18, viu a TV Globo filmando algumas coisas por lá. A reportagem saiu nesta sexta, dia 19, no Bom Dia DF. Infelizmente, o vídeo não saiu no site porque havia outras matérias mais urgentes, mas o texto pelo menos está lá e reproduzo aqui (abaixo).

O Correio Braziliense também esteve lá. A reportagem mais completa sobre o forró pé-de-serra em Brasíli deve sair na próxima quarta-feira, dia 24, no caderno de cultura do jornal!

BOM DIA DF - 19/06/09
Brasilienses são atraídos pelo forró pé-de-serra
Junho é época de festa junina e muito forró. O ritmo que já conquistou a cidade atrai cada vez mais novos dançarinos.

Em uma aula de dança, silêncio nem pensar. São aprendizes que, aos poucos, vão dominando a arte do legítimo forró pé-de-serra, com uma explicação detalhada dos passos. A monitora acompanha bem de perto o iniciante, que revela: precisava de uma ajuda urgente! “Eu estava meio cansado de pisar nos pés das meninas”, justifica o servidor Marcos Sérgio Martins de Castilho. A parceira de dança hesita quando perguntada se Marcos parou de pisar os pés das damas. “Um pouquinho”, brinca a aposentada Sidnéa de Almeida Alves.

Os mais experientes se viram com mais autonomia. Em compensação, já se consideram reféns. “Dançar não tem idade, é para sempre, quem começa nunca mais para”, garante o jornalista Agnaldo Guimarães. “É um vício gostoso, as pessoas se conhecem, fazem amizade, saem para dançar, se ligam, trocam e-mails. E sempre tem uma atividade no final de semana”, relata o professor Paulo Piveta.

E durante a semana também. Em um tradicional arrasta pé do Plano Piloto, os dançarinos dão um show na pista. “Precisa de muita prática e muito carinho para dançar”, comenta o analista Célio Rocha. E não é só dançar... Há quem ame o estilo musical de raiz e faz questão de exibir, como um jovem que tatuou “Por Amor ao Forró” na perna.

Empolgação que também levou o analista de sistemas Fábio Vilela a se reunir com os amigos para aprender cada vez mais. “Nós vivemos disso, somos apaixonados por forró, buscando conhecer coisas de Luiz Gonzaga, dessa época, e buscando fazer esse resgate da cultura brasileira. É um vício muito saudável”, destaca o rapaz.

Bernardo Menezes / Luiz Quilião

terça-feira, 16 de junho de 2009

Notícias sobre o Festival de Itaúnas

Começou a contagem regressiva para o 9º Festival Nacional de Forró de Itaúnas! A partir desta sexta, dia 19, vão faltar 30 dias! Vamos às novidades...

Estão à venda os ingressos para os shows do festival. As informações estão todas no site oficial do evento , mas já estou colocando aqui para não ter desculpa (abaixo)! Até o dia 19 é mais barato e com direito a uma camiseta e o CD da edição de 2008. Lembrando que só deve comprar os ingressos diretamente com os organizadores quem não vai com a excursão Rootstur, já que o pacote deles inclui as entradas. Mas até quem vai com eles deve se apressar para não pagar mais caro depois. A excursão do Forró Discreto dá desconto na compra do ingresso também, mas o conselho é o mesmo: seja rápido!

A outra novidade do Fenfit é que algumas atrações já foram divulgadas: Trio Araripe, Os 3 do Nordeste, Genival Lacerda, Trio Dona Flor, Trio Lubião, e Bahianinho e Sua Gente. Além das 24 bandas que devem ser selecionadas (as inscrições acabaram) e outras surpresas.

Sobre os ingressos:
O 1º lote de ingressos para todas as noites do Festival (passaportes) estará à venda até o dia 19/06/09 pelo valor de R$ 140,00 (Cento e quarenta reais) com direito ao CD e à camiseta do evento.

O 2º lote será vendido a partir do dia 20/06/09 até o dia 03/07/09 pelo valor de R$ 140,00 só com direito à camiseta.

O 3º e último lote será vendido do dia 04/07/09 até o dia 17/07/09 pelo valor de R$ 150,00.

Procedimentos:

Depósito efetuado no Banco do Brasil na Agência 4626-4 Conta Corrente: 6773-3 em nome de Juliana Rodrigues de Oliveira - ME, com o valor do pacote, em seguida mandar um e-mail com o número do depósito para: contato@forrodeitaunas.com, assim que for confirmado o depósito você receberá uma senha e com essa senha você vai trocar pelo seu passaporte em Itaúnas no Café Brasil Itaúnas / ES.

Lembrando que o pacote dá direito às entradas do dia 20/07 a 26/07 e o dia 19 /07 é o lançamento do CD da 8ª edição.

Homenagem a Luiz Gonzaga na TV Brasil!!

Ótima notícia para todos os forrozeiros do Brasil!
Uma amiga do forró, a Eliane Wirthmann, é repórter da TV Brasil e estava, desde o início do ano, fazendo uma super reportagem sobre nosso amado Luiz Gonzaga (pra quem não sabe, em agosto completam 20 anos da morte do Rei do Baião). Ela entrevistou o Trio Dona Flor, fez imagens do Arena, foi a Pernambuco, enfim, coletou muita, mas muita coisa boa, acredito.

Bom, finalmente, a reportagem do Luiz Gonzaga ficou pronta! E vai ao ar nesta quinta-feira, dia 18, às 22h. Eles colocaram imagens do filme Por Amor ao Forró, meu e do Galton Sé, inclusive.

A Eliane deve estar no Nordeste de novo, pois me contou que vai cobrir algumas daquelas grandes festas juninas que rolam por lá. Quando eu souber a partir de quando começa a transmissão, aviso aqui também. Fiquemos com o e-mail que a própria mandou para alguns dos nossos amigos. Quem me encaminhou foi o Osvaldo.


"Atenção forrozeiros e forrozeiras!!!!!!!

O Caminhos da Reportagem - Luiz Gonzaga vai ao ar na próxima quinta-feira, 18 de junho, às 22h, na TV Brasil. Canal 2 na TV aberta, 16 da NET e 116 da Sky.
O programa tem 1 hora de duração e conta a história do Gonzagão. Fomos até Exu, no sertão pernambucano, terra do Rei do Baião, para ver como está o Parque Aza Branca ( é com "z" mesmo!!! rsrs coisas do Gonzagão). Como está o patrimônio histórico e musical 20 anos depois da morte de Luiz Gonzaga.

No caminho descobrimos histórias divertidas outras nem tanto, parceiros, amigos, herdeiros musicais ( já aproveito pra dizer - com dor no coração - que nessa parte ficou muita gente de fora por questão da duração do programa), admiradores e forrozeiros como nós!!!! Temos imagens também do Forró do Arena!!!!! Claro, não poderia faltar, no entanto, as entrevistas também tiveram que ficar de fora. A prioridade dos meus editores (novamente pelo tempo do programa) era contar a história do Gonzaga e mostrar o que ficou até os dias de hoje.

O programa tem ainda cenas do documentário "Por amor ao forró" de Adriana Caitano e Galton Sé.

Espero que gostem!!!! É de coração e também é uma homenagem a todos vocês!!!!!

beijo,
Eliane Wirthmann"

É IMPERDÍVEL!! Espero que alguém consiga gravar!

domingo, 7 de junho de 2009

Semana dos namorados com muito forró!

Chegou a semana dos namorados, aquela cheia de presentes, flores e declarações para quem está namorando e cheia de brigadeiro, filmes melosos e chororô para muitos solteiros...

Quem não desistiu ainda pode aproveitar a semana cheia de forró, um ótimo lugar para xamegar muito, é ou não é? Quem está acompanhado também pode ir e grudar no seu xodó pra passar o dia dos namorados com muito sentimento.

Vamos à programação!

Quarta (10/06) - véspera de feriado!

Forró Iscundidin da Véspera
Trio Maracaia, Quarteto Raízes do Sertão e Dj Leu
Local: Clube do Rocha(Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Próximo à Agepol e ao restaurante Oca da Tribo)
Hora: 20h às 3h (edição especial)
Ingresso: R$ 10 preço único
Contato: cris.ispilicute@gmail.com ou 8442-3155
Classificação indicativa: 18 anos

Festa do Seu João
LOCAL: ASBAC
A partir de 21h
1- Palco Nordeste: Zeca Baleiro / Rastapé
2- Palco Sertanejo: Henrick & Ruan Fábio Vianna / Fabrício Pedro Paulo & Matheus
3- Palco Axé: Tomate Alexandre Peixe
4- Pista de Dança: Dj Léo S/A Dj Morgana Vácuo Live! Dj André Pulse Dj Mag Brasil
R$ 40,00 (unissex) - Preços sujeitos a alterações
Informações: 8502 2357 - 9944 0424 OU 8164 6687 - malubomfim@hotmail.com
CI: 18 anos

Quinta-feira (11/06) - FERIADO!

Arena do Forró - especial namorados
Maracaia e Xote e o Mundo
Horário: A partir de 21h
Local: Arena Futebol Clube - Setor de Clubes Sul, trecho 3
Ingressos: R$ 10 até 22h ou p/ quem tiver nome na lista do site. Após, R$ 15.
Informações: 9982-0123 ou www.arenadoforro.com.br
CI: 18 anos

Sexta-feira (12/06) - Dia dos Namorados!

Forró dos Namorados**
Trio Maracaia e Trio Balanceado
Local: Forró Ispilicute - Clube Cota Mil - Setor de Clubes Sul, trecho 3
Horário: A partir de 20h
Ingressos: R$ 10 (desconto para quem estiver com a camiseta do Ispilicute)
Informações: cris.ispilicute@gmail.com ou 8442-3155
CI: 18 anos

**Só um lembrete: se você conheceu seu amor no Forró Ispilicute, participe do concurso dos namorados enviando sua história para cris.ispilicute@gmail.com e concorra a prêmios! Consulte o site www.forroispilicute.com.br.

Festa Junina da Associação Médica de Brasília (AMBr)
Local: Clube do Médico
Atrações: Pinto do Acordeom (autor da música Por Amor ao Forró), Forró Riqueza, Paulinho do Forró, Os Cobras do Baião e Xamego Bom. Haverá a Tenda do Sanfoneiro, só com forró pé-de-serra legítimo.
Ingressos: Até 31/05 - sócios R$ 75 e não-sócios R$ 100 // Após 31/05 - sócios R$ 80 e não-sócios R$ 120

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dona Zefa na TV CULTURA!

Atenção, pessoal! Nesta terça-feira, dia 9, o Trio Dona Zefa é convidado especial do programa Sr. Brasil, apresentação de Rolando Boldrin, na TV CULTURA.

O programa vai ao ar às 22h10 e tem reapresentação no domingo, às 10h.

Rolando Boldrin é um grande valorizador da cultura brasileira e sempre dá espaço a talentos nacionais. O Trio Dona Flor também já esteve por lá.

No palco da TV Cultura, o Dona Zefa apresenta as músicas O VENDEDOR DE BISCOITO (Nelinho e Gordurinha) e FORRÓ DO VALENTÃO (Danilo Ramalho), ambas do novo CD deles, "Lá Vai Pedrada".

Saiba mais sobre o programa e a participação dos meninos no site da TV

Imperdível!!